24 abril 2013

Roma e os seus caminhos

Carta enviada ao Vereador do Pelouro de Obras da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira

"Caro Alberto Mesquita,

Não tenho o prazer de o conhecer, V.Exa não me conhecerá a mim com quase toda a certeza, mas não será isso que impedirá que lhe faça chegar meia dúzia de linhas cuja leitura não lhe roubará muito tempo.

Sou, desde há alguns meses um utilizador de parte da rede viária do seu Concelho. Passei, por dever de obrigação a percorrer quase diariamente o CM1240 (Badalinho), classificação que lhe esconde a importância, diria o povo no seu doce saber que "quem nasceu para caminho municipal nunca chega a Auto-Estrada". É um simples caminho municipal, parece não ter grande importância.

De facto tem-na. Não só porque lá passo, não só eu, claro, muitas outras pessoas o fazem, (na verdade o verbo "passar" começa a ser um eufemismo dado o estado atroz em que parte do piso se encontra).

-Mas porque diabo vem esta alma falar-me do CM1240?

Porque, meu caro, este caminho municipal dá acesso a uma Unidade de Saúde (Unidade de Cuidados Continuados ABEI). Dá também servidão a centenas de outras pessoas, mas lembrei-me de o alertar para esta situação, depois de ter observado os efeitos que o transporte em ambulância de um doente, sobre uma estrada em péssimo estado, que é coisa para nos deixar mais doentes ainda. A nós, ao doente e aos veículos, sejam ou não ambulâncias.

Perdoe-me esta chamada de atenção para a conservação de um singelo Caminho Municipal. Mas dizem que todos os caminhos vão dar a Roma e isso deve incluir os municipais.

Aceite um abraço e desejo-lhe a continuação de um bom trabalho

Cordialmente

Pedro Aniceto"

A respectiva resposta

Caro Pedro Aniceto,

Cabe-me, antes de mais, agradecer o seu contacto e a justa preocupação que apresenta em relação ao estado do piso do Caminho do Badalinho (Caminho Municipal 1240). 

O problema que nos aponta é já do nosso conhecimento, sendo que, por se tratar de um caminho municipal, está nas nossas mãos resolvê-lo e é isso que iremos fazer. 

Esse caminho que refere foi aliás alvo de uma intervenção recente por parte da Câmara Municipal, deixando-o em boas condições de circulação. Contudo, porque a EDP precisou de intervir também naquele local, deixou o piso nas condições que verifica atualmente. Permita-me dizer-lhe: quem investiu e trabalhou na recuperação do CM1240, foi quem primeiro ficou desolado ao verificar o estado em que ficou o piso depois daquela intervenção.

Peço as minhas desculpas pelos incómodos que sabemos estar a verificar-se. Deixo-lhe o meu compromisso de que estamos a desenvolver todos os esforços para rapidamente repor o Caminho do Badalinho nas suas melhores condições de circulação, assegurando que qualquer um de nós conseguirá chegar a Roma passando por ali, se assim o desejar.

Os meus cumprimentos,

Alberto Mesquita
Vice-Presidente da Câmara Municipal