22 maio 2013

Macally iPhone 5 Aluminum Frame (Red)

Quis a casualidade que nunca, durante os últimos anos de utilização de iPhone, tivesse utilizado um frame num telefone Apple. Quando digo "utilizado", estou a referir-me a uso na vida real em condições de dia-a-dia em vez de uma simples observação e um banal "olha que engraçado que isto é". Tenho por salutar hábito só me pronunciar sobre algo depois de efectivamente ter sido utilizado e submetido aos caprichos e vicissitudes de uma temporada de intensa utilização. Feito este esclarecimento (necessário como verão posteriormente), entrou na minha utilização diária um Macally Aluminium Frame Red (numa semana em que o vermelho esteve um bocado deprimido, é um facto). Um frame não é um bumper, é preciso que fique claro que embora similares no tamanho e na área que pretendem proteger, têm uma rigidez diametralmente diferente. Um bumper de PVC ou silicone tem mais absorção de impacto que um frame metálico, mas compensa essa falta estrutural com maior altura do rebordo às superfícies planas do telefone.

Retirado da embalagem (e céus! que absurda quantidade de plástico o fabricante utiliza no packaging), a primeira impressão é boa. Material leve, com uma maquinação impecável, idêntico em termos de precisão e acabamentos). Alumínio: como de costume só reparamos nos defeitos quando eles estão presentes (o que não é, de todo, o caso deste Macally Frame).

Habituados que estamos a "vestir" os bumper à volta do iPhone, a minha primeira interrogação deu-se no momento em que decidi experimentar o conjunto. Caso não saiba, o aro exterior do iPhone 5 Black (e só nesta cor é que o problema se verifica, porque no iPhone branco o aro não é pintado), é um fumegante monte de estrume. Sim, a tinta do aro exterior é péssima, salta com enorme facilidade a qualquer pequeno toque mais abrasivo e fiquei assustado com a ideia de ter de "encaixar" o frame à volta do telefone. A ideia da rigidez da peça, em confronto com péssima qualidade da tinta do aro do iPhone provocou-me alguns calafrios só de imaginar o que poderia acontecer. Não aconteceu nada na verdade porque assim que peguei no frame, percebi ser impossível colocá-lo por torção até porque a Macally desenhou uma engenhosa solução para a aplicação do telefone na peça. Como será facilmente verificável, existe uma moldura que desliza com precisão em duas ranhuras abertas no corpo principal do frame e que no final do seu curso se prende em dois pequeníssimos dentes que dão um tom deveras sólido ao conjunto na posição de fechado. Estes dentes são mínimos em altura e não é necessário ser futurólogo para perceber que serão cruciais na definição da vida útil deste frame que estará tremendamente relacionada com o número de aberturas e fechos desta moldura. Falo de desgaste futuro - embora seja uma opinião tremendamente especulativa. Obviamente, pensará o leitor, não vou andar a abrir e a fechar as peças todos os dias. Engana-se. Já explicarei porquê.



O telefone é assim "depositado" dentro do frame, que o envolve ao longo do aro exterior (e só pode fazer pelas costas do frame, porque o aro frontal impede o iPhone de sair por essa face). Segundo momento de interrogação: O meu telefone vai andar a roçar num aro metálico? E a tinta? O que acontece à tinta do meu iPhone quando o frame exercer pressão sobre o telefone?

Desarme-se novamente o conjunto para uma observação criteriosa. É nesta altura que temos mesmo de entender o sistema de desarme dos dentes que referi há algumas linhas, o que pode levar uns segundos. Impelida ligeiramnete para o exterior, a moldura fica liberta para deslizar e abrir. O fabricante percebeu o drama do aro em contacto com o frame. E "resolveu" o problema. Contratando, possivelmente, um engenheiro chamado Pedro Aniceto. Sim, a solução apresentada para prevenir a possibilidade de danos podia ter sido inventada (e aplicada) por mim. Uns pequenas pedaços de borracha, colados de forma precária, colocados nas curvas interiores do frame e a meio das secções mais compridas, resolvem o problema. Estas tiras não são visíveis com o conjunto armado, mas não me agradou (de todo) a solução. Comparada com o grau de precisão do acabamento do frame de alumínio, a solução do interior parece completamente amadora e algo improvisada.



Remontemos o frame, esqueçamos por agora este aspecto. Já disse anteriormente que em termos de frames metálicos, apesar de estruturalmente fortes, não são peças que aparentemente consigam  resistir a impactos fortes. Neste aspecto, a Macally Aluminium frame engana positivamente. O conjunto é sólido (de aspecto e de facto) e as quinas do material da face exterior parecem estar lá não apenas por razões estéticas, mas também funcionais uma vez que actuam como pontos de fuga da energia do choque em caso de que queda nos ângulos que são por regra fatais para os nossos iPhone. A tinta que cobre este frame, é, inacreditavelmente, de melhor qualidade que a utilizada no telefone (boa, Apple!).
Em cerca de oito dias de utilização non-stop, não existem marcas ou arranhões (não houve nenhuma queda, mesmo que acidental). Teria passado  despercebido se não tivesse ido ler as especificações da Macally (sim, há pelo menos um tipo no mundo que vai ler as especificações...) que este frame está preparado para receber uma lanyard (fita de pendurar ao pescoço) que não vem a acompanhar o frame. Na verdade esta fita pode ser aplicada (naquele pequeno laço que acompanha este género de fitas) em dois locais diferentes do frame, lateral inferior esquerda e lateral superior direita, dado que o mesmo está perfurado para esse efeito. Achei simpática a ideia, mas não passa disso mesmo. Imaginar a pequena argolinha metálica destes laços a roçar nas costas nuas e metálicas do iPhone quando este anda no bolso, pode produzir gravuras imortais capazes de superar Foz Côa num dia de grande inspiração artística. A culpa não é da Macally, a ideia é boa mas é totalmente suicida se levarmos em conta as fragilidades do iPhone 5.



O segundo aspecto que considero prioritário numa capa, depois da capacidade de proteger o conteúdo numa queda acidental é o "grip". O "grip" é a capacidade de aderência do material de que é construída à mão de quem o manuseia, bem como às superfícies onde apoiamos o telefone.

O "grip" deste frame é muito próximo de zero. É uma completa desilusão. Nem sequer era difícil de conseguir, imprimindo na tinta uma ligeiríssima rugosidade. Nada disso. Manusear um iPhone 5 com uma só mão (a minha utilização mais frequente) e com este frame montado é um exercício algo arriscado (embora ultrapassável com o tempo, concordo), O frame é praticamente polido e escorrega com enorme facilidade da palma da mão aberta, sobretudo nos momentos de descontração muscular em que precisamos de aliviar a pressão da mão em concha para movimentar o polegar. E isso faz toda a diferença no conforto de utilização. Não tenho qualquer dúvida de que estamos perante uma boa defesa do iPhone (estruturalmente forte, de rebordo alto que deixa as superfícies planas da frente e costas a quase um mílimetro de distância das superfícies), mas a aderência (ou a falta dela) obriga muitas vezes (e também pela altura do iPhone 5), a manusear o terminal com ambas as mãos. E isso, não me agradou nada.



Mas a falha maior deste acessório veio mais tarde. Bastante mais tarde. Eu sou um dos utilizadores da famigerada ficha adaptadora 30 pin / Lightning. A maioria dos meus pontos de carga/ligação são feitos com recurso ao (caríssimo) adaptador da Apple e, para meu espanto e tristeza, o Macally Aluminium frame não é compativel com o uso desta ficha. Uma minúscula travessa de alumínio que dota a base de um reforço estrutural impede a entrada completa do adaptador Lightning, obrigando o utilizador a abrir o frame e a retirar o telefone do seu interior para lhe poder colocar outro cabo que não seja o original Apple. Falha magistral num produto que prometia e que cumpre a sua função de protecção. Mas queremos sempre um pouco mais. E apesar do frame ser compatível com a ficha Lightning que acompanha o iPhone, o nosso mundo está ainda bastante colonizado por acessórios que não dispõem desta característica e que obrigam ao uso de um adaptador. E o fabricante não tem nenhuma nota no seu site sobre esta questão.

Solidez: 9
Durabilidade: 7
Aderência: 2
Protecção: 7
Acessibilidade: 2





4 comentários:

brunex disse...


Comprei uma protecção para o iPhone 5 muito parecida com essa, mas pelo que consigo ver pelas fotos, não torna o conjunto tão "grande".

O interior encontra-se todo revestido com "espuma" para proteger as laterais do iPhone, e a qualidade é algo bem acima da média.

Quando a comprei ainda era projecto no Kickstarter e apenas a recebi em Abril deste ano.
Mas até agora estou extremamente satisfeito com a compra.

O único ponto negativo que encontro, é o facto de ter de tirar a moldura sempre que necessito de usar o iPhone no suporte de carro ou quando vou correr e levo o iPhone na bolsa de braço.

Quem estiver interessado em comprar as duas e ver as semelhanças....:

http://www.kickstarter.com/projects/designedbym/al13-ultra-thin-aerospace-aluminium-bumper-for-iph?ref=live

botinhas disse...

Imaginar a pequena argolinha metálica destes laços a roçar nas costas nuas e metálicas do iPhone quando este anda no bolso

Não é uma argolinha metálica que deves enfiar nesses buraquinhos, mas sim um laço em "tecido" como o que vinha na fita que nos deram no First (ever) World Failurists Congress! ;)

Pedro Aniceto disse...

O laço é a ponta que abraça o rifício. Na outra ponta do laço existe um zingarelho de plástico ou uma argolinha de metal. É essa que pode provocar estragos. E não serão pequenos...

botinhas disse...

Estamos a falar da mesma coisa, não estamos? http://yfrog.com/oejmajtj