23 julho 2013

10 minutos

Dez minutos. Dez. Na Meia Laranja, à Maria Pia, à espera de um autocarro mais demorado, chegaram para me estragar um dia inteiro. Em dez minutos vi as idas e vindas de um grupo pequeno de crianças que abastecem com uma regularidade impressionante o esquelético dealer na borda do passeio de forma a que o stock que tem em mãos nunca seja significativo. As mesmas pequenas bolsas suspensas ao pescoço servem para o transbordo do dinheiro que não fica na mão do vendedor (que pelo aspecto frágil deve ser pago em produto). O negócio na borda do passeio, à vista de quem quer que o queira observar, é ostensivamente controlado de uma janela de primeiro andar, por uma matrona desdentada que abre e fecha a porta a cada ingresso dos miúdos a quem segue com os olhos sem nunca perder o norte à posição do dealer que se baixa a cada acostagem dos muitos carros que presumo, encostem para saber a cotação. Dez minutos. Dez.

2 comentários:

botinhas disse...

Nasci e cresci em Campo de Ourique. Vivi 20 anos na Maria Pia e os teus 10minutos não me impressionam porque há coisas que não mudam. E enquanto estiverem contidas numa pequena área geográfica, está tudo bem.

Pedro disse...

...e se se recordarem, aqui átrasado, quando "reofrmularam" o CasalVentoso, toda a problematica "comercial" foi trasnferida principalmente para o Intendente, onde inclusivamente entraram novos "players" no comercio.

Ora, actualmente o Intendente ficou de "cara lavada" e foi "expurgado" das "ilicitudes"...pelo que é mais que certo e sabido...que esses tais "10 minutos" vão passar a ser apenas 5 minutos ou menos...e os bandos de putos que executam a transfega vão aumentar!

Junta a isto os reflexos da crise - maior desespero de uns, maior fechar de olhos e deixa andar de outros - e podes imaginar que a MeiaLaranja vai de certa forma reviver o "glamour comercial" de outros tempos.

Infelizmente, a realidade irá demonstra-lo.