04 julho 2013

A caixa

"A Caixa", um filme de 1994, foi, curiosamente, o único filme de Manoel de Oliveira de que consegui gostar. É a história de um cego (muito bem interpretado por Luis Miguel Cintra), cuja família vive dos proveitos das esmolas que a caixa do cego proporciona. Uma filha, casada com um marginal, vão sobrevivendo num típico bairro de Lisboa, Até que um dia a caixa do cego é roubada. O número de analogias com a situação económica deste país é tão grande, mas tão grande, que eu vou arriscar rever este filme.

2 comentários:

Tiago Fino disse...

Também é o único que eu consegui ver até ao fim, talvez porque é todo passado nas escadinhas de São Cristóvão. Eu subi e desci essas escadas a minha vida toda. No cimo estão a igreja do mesmo santo e a Associação de Socorros Mútuos dos Empregados do Comércio de Lisboa, que agora se chama precisamente clínica de São Cristóvão, onde nasci e ainda esta semana fui a uma consulta.

Tiago Fino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.