30 janeiro 2014

Porque não deve comprar o SL Benfica Fancal

Disclaimer: Não gosto de falar de cor. Gosto de experimentar antes de proferir opinião. Quando existe conflito de interesses, tento não me deixar inquinar. Esta é a minha experiência de utilização de uma App que ostenta o nome do Sport Lisboa e Benfica.

Está disponível desde há dias na App Store do iTunes  uma App intitulada SL Benfica Fancal que anuncia um serviço muito semelhante ao que proporciono gratuitamente aos benfiquistas que querem acompanhar de perto a vida do futebol profissional do clube Sport Lisboa e Benfica. Basicamente uma App calendário, que interagirá com o seu calendário iOS (apenas iOS) e que inserirá eventos e alertas nos seus calendários sincronizados.

Adquiri a aplicação (0,89 cêntimos) e explorei-a. Ficam algumas das conclusões sobre a experiência de uso. No momento em que iniciar a aplicação é de imediato avisado, através de um pedido de desculpas do produtor, de que há alguns aspectos em que terá de agir manualmente. Não causa grande impressão, sobretudo a utilizadores menos experimentados, mas as razões são perceptíveis, uma vez que o utilizador do device iOS tem de autorizar manualmente a interacção entre a App e os seus próprios calendários. Autorizada esta, o que obtemos é um formato de agenda sobreposto a imagens de jogadores em wallpaper. Para o utilizador novato, haverá ali um momento de insatisfação e a pergunta que colocará, deverá ser "Mas é só isto?". Terá de ser o utilizador a procurar a subscrição do calendário do Benfica (apenas está disponível o calendário de jogos da equipa principal) e estes serão imediatamente reflectidos nos seus calendários.

Parece simples, na verdade é isto mesmo que é o esperado, mas existem aspectos que não deixo de relevar e que não contribuem para uma user experience ao nível do grafismo da aplicação, que considero até bastante conseguido.

A App SL Benfica Fancal "bebe" a informação da Agenda Oficial do Benfica. Esta já de si não é propriamente um primor de acerto, mas esta App "bebe-a" mal. Os nomes dos clubes estão grafados de forma minimalista, o evento inserido na sua agenda não lhe dirá mais do que um "Benfica - Belenenses" (sem aspas), sem qualquer outra indicação, seja da competição, do local do jogo ou do canal televisivo (Informação que a agenda oficial do clube proporciona). Mesmo a simples informação da jornada da competição a que diz respeito, não está documentada. Muito mau para um serviço automatizado que é suposto providenciar alguma informação relevante.

Se aceder a inserir o evento na sua agenda, o que verá surgir é um bloco gráfico de ocupação de duas horas. Sim, duas horas, que é o tempo que para esta App dura um jogo de futebol. Talvez noutro lado, no Sport Lisboa e Benfica não é costume...

Os jogos terão de ser inseridos um a um no seu calendário pessoal. É um processo de autorização aborrecido e monótono de que o utilizador depressa se cansará e esquecerá de fazer. Acreditem, é fatal como o destino.

Os jogos que não tenham ainda hora definida serão inseridos como evento com hora "falsa" (em vez de evento de dia inteiro). Verá surgir eventos às 23:59 de um dia e a terminar no dia seguinte às 00:02. É absurdo e nas agendas que tiverem um day start das 08:00 às 20:00, vai ter um desarranjo gráfico que era facilmente evitável. São questões estéticas, é certo, mas são aborrecidas em ambiente iOS.

Os calendários que tenha sincronizados em Mac OS X, nomeadamente em computadores, não serão actualizados por esta aplicação. Por isso, se estiver a consultar a sua agenda num computador Apple, tenha em consideração que pode estar a marcar uma reunião em dia e hora de um jogo do Sport Lisboa e Benfica... (Foi exactamente por esta razão que criei um calendário público de jogos...)

Se quer mesmo deitar fora oitenta e nove cêntimos, força aí. Compre. Se procura um serviço gratuito, mais simples, completamente automatizado e gerido diariamente de forma profissional, clique no anúncio no canto superior direito desta página. Com os meus cumprimentos.



P.S.: O serviço gratuito iCal Benfica foi oferecido ao clube há meses. A proposta (de custo zero) foi recusada com o pretexto de haver dados que eu poderia vir a possuir que constituiriam um risco. Quem sabe minimamente o que significa um serviço de subscrição saberá que este argumento contitui uma enorme nulidade e um valente atestado técnico de desconhecimento de quem proferiu tal afirmação. Entretanto o site oficial continua sem um link que seja para dispositivos iOS e Mac OS X. O link para subscrição do iCal Benfica fica aqui. No artigo encontram as ligações necessárias para Android bem como o respectivo manual (que não é necessário para iOS e Mac OS X).


5 comentários:

POC disse...

Parabéns, Pedro.
Tenho pena que o Benfica não seja verdadeiramente tecnológico.

Pedro Aniceto disse...

É a terceira vez que peço uma "audiência" à Direcção de TI do Sport Lisboa e Benfica. Nem que fosse por mera cortesia, seria simpatico ter uma resposta. Um não também é uma resposta. Eu chamo-lhe educação.

POC disse...

Fiz uma reclamação, com razão, a qual foi resolvida 3 anos e meio depois. Sabes como? Conheci entretanto um tipo que trabalha lá num cargo importante. Mexeu os cordelinhos e acabaram a responder-me e a dar razão.
Pelo meio reclamei por escrito, por telefone, etc.. Um sem número de vezes. E fi-lo só para ver até onde ia a pouca vergonha desta gente.

É assim, o nosso Benfica.

Pedro Aniceto disse...

Tenho alguns canais. É verdade. Mas recuso-me a usá-los. Não é suposto, havendo uma estrutura profissional que eu tenha de telefonar a alguém (e ficarias surpreendido com o grau de resposta do topo) para tratar de um assunto de lana caprina. Prefiro demonstrar as coisas de outra forma. Sem gritos. Sem perder a calma e a razão. É preciso que dentro do clube que amamos alguém deixe de pensar que está em guerra permanente com os sócios e adeptos. É esse o grande mal. Abraço

POC disse...

Aprecio a tua conduta. Deixa-me dizer, em minha defesa, que só passado um ano de conhecer a tal pessoa da "estrutura" é que lhe contei o sucedido. Porque também tentei as vias normais.

O clube que amamos não nos respeita. Pelo menos na forma que eu e muitos outros merecemos.
Nós também somos clientes. E nunca somos tratados como tal. Parece que não têm obrigações nenhumas connosco. Quando a única obrigação mesmo necessária é a educação que referiste.

Abraço. E continua. Ainda havemos de ter a aplicação de forma oficial, graças a ti.