23 janeiro 2014

Storytelling Empresarial


"Storytelling é uma técnica de comunicação, capaz de envolver uma audiência, um potencial cliente, ou futuro empregador, como os contadores de histórias já fazem há muito e muito tempo, e que constitui o maior desafio da atualidade: capturar a atenção de quem nos ouve."

Há anos que me queixo, há anos que lamento a falta de oferta em Portugal de serviços de formação referentes a empresas e particulares que actuem na área do Storytelling e Apresentações. Raras foram as excepções com que deparei, um actor (que ainda hoje está activo nesta área) e uma empresa brasileira (esta mais voltada para o conteúdo da apresentação do que para o apresentador. Sempre que no âmbito das minhas necessidades de formação apontei o meu desejo de melhorar as minhas capacidades de apresentador semi-profissional, isso foi sempre visto ou como uma "chinesice" ou pura e simplesmente colocado de lado por falta de oferta. Não vos vou maçar com detalhes do que necessitei, pensem antes nas centenas de apresentações a que já foram sujeitos nas vossas vidas e lembrem-se dos tons de voz monocórdicos, de pessoas que respiram com dificuldade atrapalhadas pelos textos (ou de pessoas que pura e simplesmente não sabem ler...) ou de gente que penosamente já se arrastou em palco à vossa frente, transidos pelo medo ou pelo desconhecimento total da matéria sobre que se debruçam. Este drama não poupa ninguém, do soldado raso da organização ao CEO mais polido de que se lembrarem. E tenho para mim que a Convenção de Genéve devia ser revista e acrescentadas umas linhas sobre esse flagelo que é a "Morte por PowerPoint".

A convite da True Skills, assisti ontem a um sample da formação que esta empresa ministra, seja em grupo, seja em variante one-to-one (coaching). Ministrado por uma Formadora com formação teatral e por um Formador especialista de Storytelling, esta Formação vem ajudar a suprir lacunas óbvias do mercado na oferta formativa nesta área. Apesar de ter sido apenas um "sample" do conteúdo formativo, não deixo de apontar a True Skills a quem me costuma procurar para conselhos sobre esta matéria. A True Skills pode ser contactada aqui.

1 comentário:

nmlima disse...

Numa empresa onde trabalhei ha uns anos, estavam contratadas formadoras freelancer que se dedicavam a temas como o profissionalismo, lideranca e apresentacoes.

As duas formadoras eram tambem ex-actrizes e ainda trabalham com os teatros do West End londrino.

Entre muitas coisas que aprendi, uma que e facil de seguir: "Se nao aprendeste a movimentar-te num palco. Deixa-te estar quieto em pe" :)