11 setembro 2005

Esplendor na relva

Inês, amiga de Beatriz, quer ser futebolista. A diferença deste sonho para qualquer devaneio infantil é que Inês fala, move-se e pensa como uma profissional de futebol, para desespero do pai que preferiria vê-la em jogos e passatempos mais normalizados para o sexo da filha de sete anos. Tenta conter aquele furacão futebolístico nem que seja nas conversas do friso de homens que está sentado a absorver (ou a sorver, sei lá!) o Sporting x Benfica. Parece conseguir, mas encolhe os ombros a cada comentário, como que impotente a cada falhanço. O que é verdadeiramente interessante é que Inês cilindra os presentes sem sequer perder muito tempo. Dou-lhe corda, puxo por ela e deixo-a, nas breves ausências do pai, tecer considerações estratégicas que me deixam completamente de boca aberta. Inês, o que é que dizes do Carlitos ser titular? "Tem a mania que é rápido, mas joga melhor encostado à linha, aliás não sei porque é que o Ronald (trata o treinador do Benfica pelo primeiro nome, pormenor que por si só já me tinha chamado a atenção) insiste naquilo". A um corte de João Pereira, interrogo-a com os olhos. "Boa! A menina esteve bem!". A menina? Mas a menina não é o que chamam ao Nuno Gomes? "É, tens razão, mas o João Pereira usa tótós e é por isso...". Estou espantado. "Vai à dobra, pá! Estás a dormir mas é!" Anderson deve ter ficado com as orelhas a arder... Ainda mais me rio, sem achar graça alguma, quando, numa falha clamorosa de Luisão, Liedson cabeceia para o segundo golo leonino. "Ninguém explica a este gajo, qual é o timing de salto correcto?". O pai, de cenho franzido intervém: "Que linguagem é essa?". "Desculpa! O tempo de salto". Não sei o que o futuro te reserva, Inês, mas gostava de te ver em dobras, quem sabe como Buarque a costurar a linha em folha seca.

3 comentários:

Ana Ferreira disse...

Ela é do benfas?

Anónimo disse...

Há dúvidas?... só pode ser (ou eu enlouqueci de vez!...)
Caro Pedro, parabéns pelo Blog, por seres a única pessoa que conheço que vê (viu?...) Everwood e por nos dares a conhecer esta pérola vermelha!
admirado?... nunca! este é mais um exemplo daquilo que tanto defendo: não se escolhe ser Benfiquista, é-se e pronto! nasce connosco juntamente com esta paixão pelo futebol. vivemos o clube e o desporto duma forma única, está no sangue, mais que um clube, um emblema, uma cor ou religião, é uma forma de viver!
E PLURIBUS UNUM

Zuka disse...

A avaliar pelo texto, temos uma futura treinadora...o Mourinho que se ponha a pau! :)
Parabéns pelo Blog
Abraço
PS- Vim cá parar pelo convite da ML