29 dezembro 2006

Genes de D. Afonso em 28 Presidentes americanos

Esta mulher tem um blog espantoso, o Brenda Stardom Report, que já por várias vezes fez o favor de alertar para algumas coisas curiosas e intrigantes. Desta vez, Brenda, uma americana residente em Braga, investigou (e se ela vai fundo, aos confins da Web, para puxar o fio dos novelos!) a linhagem sanguínea de ex-Presidentes dos EUA e desembocou, oh espanto!, em D.Afonso Henriques. Pedi-lhe autorização para a tradução do extenso post que ela fez sobre o tema e depois de autorizado, vamos lá a isto:

"Isto é supreendente. Ontem à noite o Sr. S. perguntou-me se eu sabia que Gerald Ford tinha morrido. Sim, sabia. E colocou-me outra questão: "Sabias que a árvore genealógica dele pode ser traçada até ao primeiro rei de Portugal, bem como a de grande parte dos vossos (eu nego esta parte dos "vossos") Presidentes?". Uau, isto é de loucos, mas por outro lado, provar que sangue real fluiu, como num pipeline do outro lado do Atlântico é também de malucos. Se pensarmos nisso não é assim tão impossível e faz sentido porque Portugal existe desde muito antes da América. Fui levada à Genealogia e desde aí que tenho viajado pelo fantástico.

George Washington iniciou a lista, seguido de seis; John Adams, Thomas Jefferson, James Madison, James Monroe, John Quincy Adams e Andrew Jackson. A lista prossegue, fazendo-me franzir o sobrolho, fatigando-me os olhos pois para uma busca sobre um Presidente, tenho de saltar de página em página, embora o resultado final compense o esforço. Os últimos sete estão também discriminados como tendo também sangue real português; Richard Milhouse Nixon, Gerald Rudolph Ford, James Earl Carter Jr., Ronald Wilson Reagan, George Herbert Walker Bush, William Jefferson Clinton e George Walker Bush. Não vou levar isto para o campo de qualquer conspiração, mas bolas, isto é que é uma viagem.

Quem me dera ter os Euros para subscrever os serviços básicos e premium deste site para não ter de dispender tanto tempo em cada página. Como Ford foi o último a morrer e aquele que desencadeou este relato, vou traçar-lhe a linhagem. Começa na sua mãe, Dorothy Ayer Gardner, na respectiva mãe, Adele Augusta Ayer, na antecessora mãe Amy Gridley Butler. O próximo passo é o do pai de Amy, George Selden Butler. Estamos em 1795, recuamos à sua mãe, Betsey Comstock, de novo à sua mãe Elizabeth Jewett e saltamos para o seu pai, David Jewett cujo pai foi Nathan Jewett. Quem me dera poder dizer "Que se lixe!", mas já fui longe demais para conseguir parar. Nathan era filho de Mary Hibbert, nascida em 1675.

Odeio parágrafos longos, por isso vamos em frente de novo. Mary era filha de Hanna Gibbons, que por sua vez era filha de Judith Lewis, moça filha de Elizabeth Marshall que deu à luz Katherine Mitton que era mãe de Joyce Mitton. Ainda estou em 1400, e ainda há bastante mais para desenrolar. Mais uma chávena de café antes de partir em busca do resto da ascendência de linhagem portuguesa de Gerald Ford. Ui! Devo fazer um aviso, nunca se levante rapidamente se estiver a usar auscultadores e tiver um piercing numa orelha. Vamos lá então farejar a pista de Ford.

Joyce Mitton era filha de Constance Beaumont que por sua vez era filha de (começa a ser verdadeiramente interessante) Sir Henry Beaumont. Melhor ainda. Ele era filho de Henry Beaumont. Lord Beaumont, nascido em 1380. Lord Beaumont era filho de outro Lord Beaumont, John Beaumont, que foi também por sua vez denominado Lord. "Despacha-te, despacha-te, antes que enlouqueças". Os Ramones estão aqui, agora, a ajudar a minha energia. Eu nem quero adormecer, preciso de chegar à ligação portuguesa. O próximo é Henry Beaumont, Lord Beaumont, pai de John que era filho de John, Lord Beaumont, que era filho de Henry Beaumont, Lord Beaumont, Conde de Buchan, nascido em 1265. Penso que estou a chegar mais perto, espero.

Prmeiro tenho de descobrir quem eram estes Lord Beaumont. Ingleses. Quanto falta para chegar a Portugal, mãe? Não faço ideia, desfruta da viagem. Henry era filho de Louis de Brienne, Visconde de Beaumont (Luís de Acra), nascido ao redor de 1230. Isto soa-me a francês. A sua mãe foi Berengária, Infanta de Castela, nascida em 1198. Agora soa-me a espanhol. O seu pai foi Afonso IX, rei de Leão e Castela e eu sei que "rei" é "rei"! Estamos a chegar a terras portuguesas. A sua mãe era Dona Urraca, Infanta de Portugal, nascida em 1176. Aguentem-se, o final está próximo. O seu pai foi o primeiro rei de Portugal - D.Afonso Henriques. Ohhhhhh, retrocedi todo o caminho e tenho a impressão de que se o fizesse com todos os Presidentes, acabaria sempre por chegar a D. Afonso Henriques.

Não sei se estou a fim de pesquisar mais alguém, mas porra, George Bush está aqui a despertar a minha curiosidade. Vou saltar as páginas aré chegar aos laços portugueses. Ui! Ambos os pais têm o símbolo de "sangue de portugal", o que significa sangue português. Segue sendo assim em ambas as ascendências até uma das bisavós, Elizabeth Wellington que era filha de Benjamin Wellington, cuja mãe (isto não é fácil) foi Mary Pagrave, cujo pai, Richard Pagrave, filho de um pregador (Nota do tradutor: The only one who could ever teach me), o Reverendo Edward Pagrave, nascido em 1540. Agora isto fica confuso pois a sua pista diverge para um casamento de Henry Pagrave com Anne Glemham, nascida em 1480. A sua mãe era Leonor Brandon, et pour cause, o pai, Sir William Brandon, Marquês de Marchalsea. Finalmente a realeza!

Bom, isto chega ao facto de que Sir William era filho de Elizabeth Wingfield, cuja mãe era Elizabeth Goushill, que era filha de Elizabeth Fitzalan. Isto está a ficar cansativo. Espero que os laços portugueses cheguem em breve. Estamos em 1346. Salto para 1282 e para a Princesa de Inglaterra, Isabel, cujo pai era o rei de Inglaterra, mas cujos genes não transportavam qualquer linha de sangue português. Foi a sua mãe, Leonor, Infanta de Castela, nascida em 1240. Recuando a 1171, o mesmo ascendente de Ford foi encontrado, Afonso IX, rei de Leão e Castela. Isto está interessantíssimo! Da mesma forma chegamos de novo a D. Afonso Henriques, rei de Portugal, nascido em 1109.

Chega. Quem quer que esteja curioso e queira saber mais, e que tenha bastante tempo para isso, pode escrutinar a ascendência de 28 Presidentes americanos e chegar também ao primeiro rei de Portugal. É curioso, chega a ser fascinante. Duvido que muitos dos leitores saibam das suas ascendências, talvez até os presidentes e os seus descendentes a desconheçam.

O post original (em inglês) pode ser lido aqui. Thanks Brenda!


Nota: Evidentemente, este post será extremamente útil ao Políbio Braga, que pode agora culpar D.Afonso Henriques pela situação no Iraque...

1 comentário:

Anónimo disse...

Nem de propósito. Um dia destes descobre-se que Adão e Eva eram portugueses. Sim, portugueses. A formação do Condado Portucalense tem a ver com a demarcação geográfica do paraíso, mais era menos era. Que é que o Políbio tem a ver com a serpente? Ou com o bicho da maçã? Ou com a parra?

Um grande 2007 para o Aniceto e para os leitores deste post.