29 dezembro 2006

Polibio Braga: O próprio

"O que acho inacreditável nesse furor uterino de vocês todos é que ninguém responde as críticas que fiz. A questão relacionada com as origens do descobrimento em é a principal, mas a principal é o atrasado povo português, sua sociedade ultrapassada, preconceituosa e ressentida, além da perdulária maneira com que os governos locais gastaram as mesadas da União Européia para extrair o País da pobreza. Eu leio no jornal O Público críticas semelhantes. Quanto às origens do descobrimento, repito que para os povos de língua portuguesa foi uma desgraça a chegada das caravelas portuguesas e o desembarque de degregados e da rafuagem para nos colonizar, com seus reis, rainhas e princesas ignorantes, gordos, fujões e fedidos, que só souberam saquear as riquezas, amancebar-se com nossas indiais e nossas negras, sem gerar desenvolvimento sustentado, impondo uma cultura e uma religião comprometidos com a falência total das idéias mais esclarecidas. Polibio Braga."

Políbio Braga não criticou. Políbio Braga insultou-me a mim e a milhões de portugueses, muitos deles que construiram o Brasil tal como ele é hoje. Evidentemente Polibio Braga não se revê na sua herança cultural e foi claramente um acidente genético ter nascido em sociedade cujas fontes foram tão soezmente conspurcadas. Se desconhece a evolução do país nos últimos trinta anos e isso lhe permite escrever disparates e insultos, isso é problema seu. Uma coisa lhe garanto, se Portugal não tivesse evoluído ao ponto de hoje disputar a posse económica de algumas das maiores empresas brasileiras (pode ser isso que lhe dói...), o assunto resolver-se-ia ao entardecer numa qualquer Estrada de Sintra.

17 comentários:

Anónimo disse...

Ó senhor Opulento Braga, esse arrazoado seu não é novo e ele sim é que fede... Ora vamos lá conversar, o que o senhor diz é apenas uma das variações que grassam mesmo (ou principalmente)em meios ditos intelectuais do politicamente correcto. Actualmente é politicamente correcto dizer que o Ocidente (Colonizador, opressor esclavagista), o hemisfério Norte, é culpado de tudo de mau que se passa abaixo do Equador, nada de bom proveio dele, e que consequentemente (volto aqui a sublinhar o determinismo preguiçoso desta tese), o colonizado é um inocente, nada pode fazer de mau, é um títere histórico sem capacidade ou saber para contrariar a sua herança abjecta...
Desenvolvendo um pouco, o "branco opressor" (é engraçado por demais olhar para a sua fotografia) é o cancro deste planeta e deve carregar ou pagar pelos seus pecados até ao final dos tempos... Isto tem um nome: Marxismo Cultural, em que a luta de classes é substituida pela luta entre culturas, esquecendo-se até das proveniências destas... Levado ao extremo senhor Opulento Braga, é o totalitarismo do fraco, é um racismo enviesado, e que permite que o "oprimido" (o uso das aspas é propositado) nunca, por nunca, se auto-responsabilze dos seu actos. Até quando?

Pedro Aniceto disse...

Daniel: Game, set and match! :)

kincas disse...

Melhor.

Cheque-mate

blimunda sete luas disse...

Faltou só perceber afinal o que vem cá o senhor fazer tantas vezes... E o que é que ele faz na vida? É político?

Anónimo disse...

"...amancebar-se com nossas indias e nossas negras..."

Afinal não fomos nós os colonizadores. Parece que afinal foram os negros que colonizaram o Brasil. Pois se ele diz que as negras eram deles. Ou foram os brasileiros que colonizaram as negras? Raios me partam se já entendo alguma coisa disto...

Grande estúpido!! Ainda bem que és uma insignificância no meio de milhões!!

Anónimo disse...

Parabéns, Mr. Políbio: grande feed-back!

JC

Hesed disse...

O Políbio tem razão. Ele nada tem a ver com a colonização portuguesa, nem holandesa, nem alemã... Por isso pode falar à vontade. Ele é proveniente duma experiência genética falhada, (cruzamento de batráquio vocalizador com caucasiano loiro), iniciada nos tempos de Vargas em laboratório secreto americano.

Anónimo disse...

Se calhar o sr preferia ter sido descoberto pelos espanhois e ter sido tão bem tratado como os mais e os incas foram...

Ele que venha cá a Portugal que eu já lhe dou uma facadinha nas costas para lhe gamar a máquina fotográfica ou então enterro-o vivo ali num barracão de praia de um amigo na costa da caparica!

Anónimo disse...

Date: 29 de dezembro de 2006 18:10:14 GMT+00:00
To: polibiob@plugin.com.br

Sr. Políbio,

Para quem diz praticar a digna profissão de jornalista, parece-me que está a esquecer uma das mais elementares regras de ética profissional: Dizer a verdade!

Assim, no espaço do seu site (http://www.polibiobraga.com.br/) que intitulou de " Leia aqui o que os portugueses acham dos brasileiros", deveria obedecer à ética profissional e não tentar influenciar a opinião dos brasileiros, que muito estimamos.

É que os e-mails que transcreveu para aquele espaço não são representativos do que os portugueses acham dos brasileiros mas apenas de um brasileiro, em particular. Você.

Quando nesse espaço um português escreve " Vá à merda", não está a mandar o povo brasileiro à merda, apenas a si. O que aliás, subscrevo!


Rita Loureiro

Tata disse...

O dito cujo das duas uma ou é uma "Anta" (como brasileiro ele sabe bem o que é) ou é Masoquista pois se vei a Portugal 5 vezes 4 das quais nas gostou... Eu quando não gosto não volto. Ou será que veio cá procurar alguma coisa de especial e que o "negócio" lhe correu mal?!

Anónimo disse...

Vocês são um lixo mesmo , a escória do mundo , portugueses burros , foram uma das maiores potências do mundo e deixaram escapar de suas mãos por serem uns atrasados que só sabiam saquear povos ao invés de colonizá-los.

Pedro Aniceto disse...

Este último comentário prova que falhámos miseravelmente na educação escolar...

Wellvis disse...

Só tenho a lamentar que todos os portugueses que escreveram para o senhor Políbio desceram ao mesmo nível que o dele. Ele perdeu a credibilidade e a razão (?) no momento em que escrebeu o primeiro parágrafo daquela maldita nota.Deixou-se levar pelos instintos mais básicos e depois não soube sustentar a tal "crítica". Há um perigo muito grande nesta segregação e generalização dos factos, mesmo aqui nestes comentarios do seu blogue. Não é a opinião de 180 milhões de pessoas e sim a de uma ÚNICA pessoa que tem por infortúnio do destino ser um formador de opinião (?) muito influente no meu país. E isso é de lamentar, apenas. um abraço.

Pedro Aniceto disse...

Caro Wellington: "Há um perigo muito grande nesta segregação e generalização dos factos, mesmo aqui nestes"

Eu não confundo a árvor com a floresta. Apenas decidi usar o mesmo remédio com o "ser" Políbio. Insultou-me a mim, foi insultado. Para as palavras polidas fica a (excelente) resposta do Senhor Embaixador Seixas da Costa, a quem pagam precisamente para isso, para ser diplomático.

filipe m. disse...

É em ocasiões como estas que eu, como insignificante e ignorante português que sou, me vejo obrigado a procurar auxílio em expressões de origem anglicana para caracterizar tão distinto personagem: attention whore.

Polibio Robim disse...

Não gosta de Portugal? è melhor as Favelas!?Senão fossem os portugueses ainda eras um indio...ou um macaco!!!

Unknown disse...

O Sr. Políbio é o típico jornalista que sobe na vida à custa de polémicas que criam.

Com "...amancebar-se com nossas indias e nossas negras..." o coitado do Sr. nem teve cultura para entender o facto de que anda a falar mal dos seus antepassados. Suas índias? sr. Apolíbio Braga é por acaso descendente de índios apenas? Só eles eram nativos, africanos e brancos não eram. É índio??? E que negras havia no Brasil antes da chegada dos Portugueses? Está a falar como um verdadeiro fazendeiro e esclavagista... Os indivíduos trazidos de África não eram sua pertence nem de ninguém, são seres humanos, não são as "suas negras". Não são objectos importados vindos de África que passaram a ser "seus". São seres humanos.Passaram por época de conquistas, e como povos conquistados ao longo da História houve escravatura infelizmente, sempre houve na História do mundo, existe escravatura em África em que africanos escravizam-se a eles mesmos, os Egípcios escravizaram os Judeus, etc. A conquista de povos e escravatura foi mau, o povo Brasileiro ser independente e estar mais de 100 anos após a independência a promover a escravatura, e ainda hoje em dia o sr. Polibio Braga os tratar como sendo os "seus negros", enfim. Puro racista e está a demonstrar-se ignorante.

Deverá ser ele um descendente do tal povo que estragou o Brasil. Sendo assim, ele é como eles. Se não for descendente dos Portugueses de que tão mal fala, será pior, daqueles povos que foram para o Brasil em busca de riqueza, povos esses que só quiseram acabar com a escravatura mais de 100 anos depois de Portugal, a 12 anos do século 20!!!! Já eram há muito um país independente, de não-Portugueses, e que só quiseram manter escravatura, arruinar o país durante séculos, e que continuaram até pleno século 20 com uma grande corrupção, crime, e sendo um dos países mais pobres e perigosos do mundo, apesar de ser dos que mais potencial e riquezas tem (incluindo naturais 20% da água potável mundial estão lá). Os árabes de desertos fazem paraísos, os Brasileiros de paraísos fizeram o que fizeram.

Depois de séculos sozinhos, num país tão rico, acusam agora os Portugueses originais (seus antepassados DUH) de terem arruinado o país que ainda hoje em dia é TÃO RICO naturalmente e TÃO MAL APROVEITADO.

Mas a culpa não é do povo Brasileiro, mas sim de pessoas como o Sr. Políbio Braga, aquela pequena minoria que influencia as massas e acabam outros por ir parar ao poder e ditar os destinos da nação. Aqueles que preferem falar mal e por desculpas dos seus males nos outros do que assumirem os seus erros e aprenderem com eles.

Costumo dizer que as três profissões mais parasiticas do mundo são: Advogados, Jornalistas, e Políticos. Este sr. tem um pouco de cada. Pouco sim porque de jornalista não tem muito... E bem pouco ético gostando tanto de influenciar massas e levá-las para o ódio.

Os Ingleses unem-se aos Americanos, Australianos, África do Sul, e montes de países que partilham a mesma Língua. Os falantes de Português, devido a pessoas deste género, estão a ser levadas ao afastamento, em vez de se unirem em torno do maior bem que os une, a Língua.

E se tivesse sido colonizado por Ingleses em vez de Portugueses, os índios Brasileiros estariam como os índios do norte da América, ou seja, praticamente exterminados. Com os Incas foi o mesmo, Aztecas, etc. Mas o sr. nunca estudou História, afinal de contas não passa de um mero jornalista que vive à custa de polémicas.

Espero que um dia faça aquilo que teria poder para fazer, que seria ajudar o seu povo a desenvolver, em vez de alimentar ódios criados por estarem depois de independentes em séculos de má gestão e chegarem à pobreza que estão.