26 abril 2007

Momento narciso do dia


Não há como negar, nunca lidei bem com a minha própria imagem em termos fotográficos. Desde menino que abomino as tomadas de imagem em pose, um ar "natural" sob encomenda é coisa que não conseguirei jamais ter. Travo lutas aguerridas com editores, jornalistas e outras pessoas que me pedem fotografias para ilustrar artigos, e usei durante anos uma mesma imagem "oficial" porque de todas as imagens que possuo, essa era aquela que achava menos artificial. Desde o início desta semana, pressionado uma vez mais por um director de uma publicação que requeria com urgência uma foto decente em alta resolução, que pensava em como resolver o problema. Hoje, num ápice, recorri ao Mestre Homem Cardoso, profissional emérito de fotografia, artista de primeiríssima água, a quem aliás se deve a autoria do retrato da Daniela, já publicado nestas páginas. À beira de celebrar os 40 anos da sua carreira (a essa data dedicarei oportunamente um post), informei o António do meu problema. Não apenas de um problema, mas de mais, que ele não sabia da minha inabilidade intrínseca para ser fotografado. Para ele a pose rígida, o ar de quem está a ser torturado pela luz, não são propriamente um problema e quando, ao fim de cinco minutos o ouvi dizer "já está!", fiquei descansado. O set de fotos por ele escolhido fornecerá todos os pedidos dos próximos anos. Ao fim de quarenta e três anos, gostei de me ver fotografado.

9 comentários:

Anónimo disse...

Tás um homem!

Anónimo disse...

Foi preciso coragem! Eu já passei pelas mãos do Mestre há uns anos e tremi de medo...

Anónimo disse...

temos die hard 4! lol

PJ disse...

Que luxo...Eu também não convivo bem com a imagem que as fotografias me devolvem. Simplesmente não tenho um António Homem Cardoso a quem bater à porta. Parabéns pela amizade e pelas fotografias.

Anónimo disse...

Ficaram óptimas!

Ana Pinto

Licas disse...

Gostei muito!
1 bjx

Vasco Casquilho disse...

Grande Pedro: Espero que não lhe tenhas dito o que de pior se pode dizer a um fotógrafo: "Boas fotos. A maquina deve ser muita boa!!"
Fora de brincadeiras, ficaste bem. Aproveito para te convidar a ver (e se puderes deixa mensagem) no meu novo site de fotografia:
www.artimagens.com
Abraço Sportinguista, Vasco Casquilho

Pedro Aniceto disse...

Sabes uma coisa, Vasco? Quem me falou primeiro da máquina foi ele! :) Mostrou-ma e para meu espanto, ele que é um "Nikonista" convicto, andava a brincar com uma Sony Alfa 100. A mesma máquina que eu tinha visto anunciada na contracapa da iCreate. Claro que o conjunto de lentes Zeiss de que ele dispõe, vale duas ou três máquinas. Penso que em breve terei para testes uma destas Sony, mas depois eu telefono-te...

Paulo Ramos59 disse...

Este mestre apanhou-te por completo. Quem só te conhece de passagem como eu, sabe logo que és tu (desculpa o tratamento; mas deixaste que um dos grandes mestres do «La minute» da nossa praça te captasse até ao mais ínfimo pormenor).
Uma só palavra: Excelente

Major Alvegamineiro1959