06 abril 2007

Ou isso!

Estou no talho. Admiro-me com as coisas simples e com o facto de hoje ser Sexta Feira Santa, dita da Paixão e o minúsculo balcão estar cheio de gente atarefada que manda despedaçar borregos para o almocinho Pascal, isto se descontarmos a procissão de entrecosto, febras e demais acepipes para ainda hoje, mais para a fresca, segundo ouço. Quando a população descongestiona a pequena loja, restam-me três gralhas. Três velhotas que não desmerecem o título de gralhas pela quantidade do que debitam, mais ainda pelo que debicam nas suas e nas alheias vidas. Três gralhas que estão apropriadamente de negro vestidas como mandam os ritos, os Pascais são roxos e agora que me lembro disso, não sei porque preferiram o negrume ao escarlate. Trocam referências de doenças como miúdos a trocar cromos. Desfilam pelos meus ouvidos os diabetes, as artroses, as arritmias, as coisas dos nervos e o restante referencial farmacêutico. Uma delas declara a quem a quer (e a quem nisso não está interessado) que "Oh mulher deixe-me cá, que eu nunca mais fui a mesma desde que aquele malandro me tirou a "basílica"... Barrigada de riso, está claro, das outras duas e há uma que insiste em corrigi-la. "Oh Maria das Dores, não é basílica, é basícula!". "Ou isso, mas nunca mais fui a mesma!".

6 comentários:

botinhas disse...

"Eu vejo mal não é perto nem ao longe, é ao meio!"

Patricia Lousinha disse...

Eu acho que a Maria das Dores está em sintonia com a época Pascal. Basílica da Estrela, basícula tão somente ou nem por isso. Diz que até pode ser vesícula!

Anónimo disse...

Sofro de...de...de..de...de...caramba...de... falhas de memória!

Pedro Aniceto disse...

Sofrer de Dejá Vu e Amnésia ao mesmo tempo é que é lixado. Um gajo tem a sensação de que ja se esqueceu disto antes...

Nêspera disse...

É o tipo de conversa que me faz esta ursa no estômago.

Em ReSuMo disse...

Bom, agora lembrei-me de uma conversa que em tempos ouvi no comboio entre umas Sras que certamente iam fazer a prova de vida à Segurança Social. Falavam elas (e mostravam) umas feridas que tinham nas...pernas(imagem medonha), segundo elas, eram "ariditárias", suponho que queriam dizer hereditárias. Como devem calcular, quando inadevertidamente vi a primeira escara - fugi como se não houvesse amanhã.