03 junho 2007

Convergência e divergência da tecnologia

Uma das coisas que mais me fascina na vida de Steve Jobs é a capacidade de contrariar as previsões dos gurus tecnológicos. Há poucos dias, um leitor deste blog deixou um comentário que me fez rir. Dizia que (e cito de memória) "uma vizinha disse-me que tinha comprado um iPod da Sony". Na altura não escrevi sobre isto por manifesta falta de tempo, mas aproveito agora a deixa. Poucas semanas depois de ter lançado o iPod, um produto sobre o qual eu (e grande parte do mercado Apple) tinha pouquíssimas expectativas, foi-me passado um texto que Steve Jobs tinha dirigido a toda a estrutura da companhia em que este explicava a filosofia do produto e pedia paciência e fé aos envolvidos na cadeia comercial. Não vou transcreê-lo aqui, mas deixo apenas um parágrafo. "Dentro de meia dúzia de anos, as pessoas perguntarão umas às outras - De que marca é o teu iPod?". Quando agora, e por cortesia de outro leitor (Neca), me chega o link do "The Ries Report", dá-me vontade guardar o ficheiro e deixar o futuro explicar quem tinha razão.

9 comentários:

neca disse...

Sinceramente, não sei o que pensar...

It's not a better phone, it's not a better camera.... I hope it's convineant.

Anónimo disse...

Só puxando um pouco pela cabeça, lembro-me logo de exemplos de convergência de tecnologias que se deram bem...

Smart Phones
Impressoras all-in-one
Internet TV (...este ainda a dar os primeiros passos)
Skype e todos os restantes VOIP
A própria internet, acho que não existirá melhor exemplo de convergência...
PC (personal computer), máquina de escrever, centro multimédia, jogos, etc,etc,etc... este também é bastante convergente...

Acho que é uma tese um pouco forçada do Ries, dado que existem exemplos de sucesso e fracasso tanto na convergência como na divergência da tecnologia... E vantagens e desvantagens, também... Na minha modesta opinião, no final do dia o que interessa é a qualidade do produto (ou pelo menos gosto de pensar assim)... Outra falácia dos argumentos que ele deu, é demonstrada no exemplo do acontecimento de PR do século XX: (Ford Edsel???? WTF), comparando com o acontecimento de PR do século XXI (iPhone) e o segundo maior (iPod)... o iPod é um sucesso estrondoso, o iPhone como dizes é esperar para ver. Mas eu arrisco que será também um grande sucesso. Se realmente fossem apenas PR happenings não vingariam, como o tal Ford...

Just my 2 cents

kincas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kincas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
kincas disse...

Um link e autor a ter em conta daqui a algum tempo.


http://tinyurl.com/29jnve


(não dá para visualizar URL "grandes") :\

382 U disse...

caro daniel, todos os exemplos de convergência que destes são bos exemplos do que o Ries disse. senão vê: SmartPhones quantos são? 1% dos telemóveis? 2%? as pessoas não os compram porque quase ninguém precisa deles! as all-in-one então! quem quer uma impressora compra uma impressora. quem quer um scanner compra um scanner. é verdade que há quem compre tudo num, mas muito pouca gente! e ainda te dou o exemplo dos telemóveis com camara fotográfica (que se vendem mais que os SmartPhones): quem quer uma máquina fotográfica, mesmo nas férias e nas festas da família, não usa a do telemóvel. usa a que comprou para o efeito. e tem na mesma o telemovel com camara ao lado.
sobre a internetTV espera sentado... tal como a televisão interactiva.
o AlRies não considera a internet um meio de convergência, nem o computador (por muito que o gates nos tente vender aquela coisa do multimedia center). o computador não veio substituir a maquina de escrever! quando muito foi o processsador de texto. convinha leres "A origem das marcas" do mesmo senhor e ficarias a perceber o que ele quer dizer. e o livro lê-se muito bem.
sobre o Ipod, ele não o considera um objecto de convergência mas sim de divergência. com razão. o facto de dar enfase a ser o 2º acontecimento de PR não retira nada ao que disse anteriormente. ele é um dos principais pensadores das RP. ia dizer mal das RP só por terem sido a chave do sucesso do produto Ipod? eu acho que o Ipod é verdadeiramente o consagrar das RP!
sobre o Iphone, receio que infelizmente ele tenha razão. eu não me importo de vir a ter um mas não estou disponível para pagar 400 ou 500 euros por ele quando o meu fornecedor de serviços de comunicações móveis me oferece bons telefones de 18 em 18 meses à borla! nem estou a ver 10 000 000 de pessoas a comprarem SmartPhones de repente. a não ser que o objecto Iphone tenha algo de divergente que ainda ninguérm tenha reparado...

nota: a vizinha do ipod da sony continua a morar aqui ao lado!

Anónimo disse...

De acordo com estes dados:

http://tinyurl.com/2tjzyt

http://tinyurl.com/36ago7

O mercado de smartphones (converged devices) é de cerca de 8% do total mundial. E enquanto o mercado global de telemóveis cresceu 21% (número de unidades vendidas) o de converged devices cresceu 42%.

Embora haja polémica na definição do que é um smartphone e o que não é...

http://tinyurl.com/23drab

382 U disse...

caro Daniel
os nºs não desmentem o Ries. 8% (mesmo com o crescimento de 42%) mantem o produto marginal. e agora vais dizer "a apple tb não passa muito desses nºs". pois não (e teve a sorte de o mercado tender para impedir os monopólios senão a esta hora poderia não haver macs pra ninguém!). lê o que o senhor diz disso (no tal livro. a sério, vale a pena ler!) e tudo parece fazer sentido.
ele consegue facilmente provar que a covergência é contra-natura, e com argumentos bem esgalhados.

Anónimo disse...

Vou tentar ler algo dele, logo à partida não nego uma ciência que desconheço ;).... Mas ele explanou a sua opinião com exemplos risíveis, o canivete suiço com 1001 funções, o frigorífico interactivo, a roupa digital, e depois no fim diz: "a convergência só funciona se e quando existir conveniência". Ora batatas, claro que sim, mas incompleto, tem que ser conveniente, na opinião dele, para a esmagadora maioria dos utilizadores finais da tecnologia (e estes têm que a comprar)... Ora então, os smartphones só poderão ser um exemplo de tecnologia convergente de sucesso, quando? 50% do mercado global, 50% +1? O Steve Jobs delineou como meta de sucesso, 1 000 000 (julgo eu que foi este número) de unidades de iPhone, então para Ries esta meta é desde logo um fracasso... Se e quando o iPhone vender 1 000 000 de unidades (vai vender mais), lá se levanta o Ries a dizer: "Ah, mas é apenas 1% do mercado de smartphones mundial, um fracasso rotundo... Olhem só para esta fotografia do Ford Edsel, lembram-se? Outro fracasso... Nunca irá acontecer tal coisa.. Nah. O futuro é do telemóvel descartável, usa e deita fora... (sim,sim...)" Ora assim também eu, também quero ser um guru de tecnologia...