22 junho 2007

Popular Mechanics

Suspensão independente é um termo genérico usado em mecânica automóvel que tende a descrever um sistema de suspensão em que cada roda de um eixo se move verticalmente por efeito de uma lomba ou um obstáculo na via, independentemente da roda oposta nesse mesmo eixo. A maioria dos veículos modernos possui este sistema na suspensão frontal em contraste com outros sistemas de eixo rígido ou outros, conhecidos como eixos deDion em que o movimento vertical de uma roda implica a deslocação vertical (ainda que menor) da roda oposta no eixo. O sistema de suspensão independente permite um controlo de veículo com grande comodidade já que este sistema de suspensão absorve as irregularidades do terreno com muito maior facilidade que qualquer outro sistema. Se o leitor é, do ponto de vista de mecânica, um inepto (saber mudar um pneu não o qualifica como mecânico), veja este exemplo dos efeitos da suspensão independente sobre o conforto dos passageiros.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nada melhor para acordar do que umas belas gargalhadas independentes!

neca disse...

lol

Gato Lik disse...

meu proximo carro é um Nissan

382 U disse...

minha próxima mulher é uma Nissan

Anónimo disse...

Realmente nada como acordar e soltar uma boa gargalhada, um bocado estranho aquele controle side2side, mas bom...

kincas disse...

E com suspensão também independente ao eixo trazeiro (aKa bunda)?

botinhas disse...

Elle McPherson?

Pedro Aniceto disse...

McPherson é, mas não sei se é Elle... (Deviam pagar-nos estas piadas...)