15 agosto 2007

Águas Frias

Fixem este nome. É uma aldeia encravada no barrocal algarvio, em plena Serra do Caldeirão. Não me peçam grandes indicações que eu não consigo dá-las, mas munidos de uma boa dose de paciência (e bons pneus!) hão-de dar com ela. Tomem como partida uma outra aldeia algarvia, a simpática Alte, relativamente perto de Messines, na última saída da A2 antes da portagem e do entroncamento na Via do Infante. Em Alte, junto à igreja, há uma placa com indicação de Águas Frias, mas preparem-se para mais de 15 quilómetros de sobe e desce no meio do nada antes de lá chegar. Ao lado da Estação dos Correios de Águas Frias encontrei ontem dois belíssimos e honestos manjares. Uma açorda de perdizes (para aquecer) e um não menos calorífico galo estufado com batatas. É uma verdadeira pena que um tipo tenha de ir trabalhar a seguir a estas coisas... Na eventualidade de não ser o seu caso, aceite mais este conselho: Em Alte, procure a Água Mel, uma casa de doces (e que doces...) típicos cuja qualidade é absolutamente fantástica. Não fique no interior do estabelecimento e procure as mesas da varanda exterior (magnífica vista) e aí empanturre-se de doces de amêndoa, gila, alfarroba e o mais que ainda possa consumir. Pode ainda abastecer-se de algumas das especialidades da loja em matéria de aguardentes e licores, o Medronho ou o Licor de Alfarroba (a alfarroba é comestível e é um dos meus mais recentes vícios...). Peça a quem o atender que lhe mostre da varanda, a Horta das Artes. Pergunte se pode visitar o local, o atelier do artista Daniel (uma criatura fascinante) que é um local verdadeiramente mágico. Alte merece bem uma visita mais detalhada. Nota importante ao turista informatizado: A Água Mel dispõe de WiFi e de uma simpática cadela para fazer festas.. E pergunte pelo Zé Canelas, o segundo Zé mais conhecido do Algarve!.

8 comentários:

kincas disse...

Não será chila (da abóbora) em vez de gila?

Pedro Aniceto disse...

É exactamente a mesma coisa e ambas as designações estão correctas.

Anónimo disse...

Turismo em Agosto..... ainda falam de crise....

kincas disse...

Gila é um regionalismo da Guiné-Bissau.

Cristina disse...

Oh Pedro... e o meu colesterol?!

Pedro Aniceto disse...

O seu colesterol? Olhe, diga-lhe o que eu digo ao meu "Aguente-se!"

Pedro Aniceto disse...

"Gila é um regionalismo da Guiné-Bissau."

Ora porra! (Regionalismo do Rosário)

Se fores por aí à procura de documentos do Ministério da Agricultura sobre abóboras encontrarás a designação "Gila" em muito maior número que a "Chila" que são indistintamente usadas para designar o mesmo specimen...

O Gato Preto disse...

Não deves dizer estas coisas em público dado que assim a ASAE fica a saber de todas estas ilegalidades que são tudo o que seja típico Algarvio.
Esses senhores nos últimos dias até nas festas de "quermesse" vão.
Foram acabar com a única festa de verão que ainda se fazia na praia para não incomodar o sono dos peixes dado que não existem moradores na zona.
Disse-me um dos donos de bar de praia que para o ano vão proibir os balcões de madeira, e as paredes também, se calhar vão ter que ser de plástico, por lei.
Mas e em Espanha?????
Lá a Europa não entra, e mais não digo.