27 agosto 2007

O caçador de pérolas


Gaita, que é demais! Alguém explica a um tipo que trabalha no Jornal Público que os "plátanos" em Portugal não se fritam? Que plátano é uma árvore da família das platanáceas de folha larga e ramos compridos e frondosos? E já agora, se for possível, que quando se tem um texto sobre cozinha cubana, um plátano é uma porra de uma banana?

10 comentários:

Anónimo disse...

Erm, "plátano" não é BANANA em espanhol?

Pedro Aniceto disse...

Vocês tolerem-me cinco minutos depois da primeira publicação, que as revisões só são feitas depois do draft estar publicado... ;)

francisco feijó delgado disse...

O Público (que é o que compro) tem sistematicamente vindo não só aumentar o número de gralhas (senhor director, vide corrector ortográfico), mas também graves falhas de traduções (quando não deixam mesmo troços de texto em castelhano, como já vi no Público Online) e falhas no estilo/validade semântica dos conteúdos. Dou sempre o exemplo do subtítulo (eu sei que é para ser condensado, ainda assim...) da apresentação biográfica do actual Ministro da Administração Interna, Rui Pereira (mas que calhava bem a 90% dos cidadãos do mundo): "Apreciador de música e defensor de direitos".

Ana Ferreira disse...

Nós toleramos o tempo que quiseres, não queremos é que nos apelidem de intolerantes :P

Anónimo disse...

No Público, na semana passada, uma notícia relativa ao desaparecimento de uma cidadã britânica em Sintra referia "uma sexagenária ... de 77 anos".

Anónimo disse...

Não há aqui erro nenhum. Plátano não é uma banana. É um fruto da familia das bananas, mais rija e menos doce e que é melhor para fritar. O nome mais comum é banana-pão mas também se chama Plátano. É bastante popular nas caraíbas. Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Banana

Pedro Aniceto disse...

Bruno, claro que não há erro nenhum. Um destes dias eu frito-lhe um plátano português, mas vai ter de comer TUDO...

Anónimo disse...

Ah ah. Pagava para ver isso...

filipe m. disse...

... cheira-me que alguém vai pagar para comer plátano frito!

Sandra disse...

bem... perante isto só me resta registar aqui 1 coçadela...lol