21 novembro 2007
Graus
Sempre fascinou aquela velha questão do "Se hoje estão zero graus e amanhã vai estar o dobro do frio, qual vai ser a temperatura que vou enfrentar?", e mais curioso fico com uma história que li ontem...
Etiquetas
Faits Divers
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
16 comentários:
16º F hehehehe
"Nesta vida só devemos
acreditar naquilo que um dia pode ser concreto."
Não fui eu que escrvi isto. ;)
546.3º K hehehehe HE!
Exibicionista pá! ;) Mas...hummm, não serão 136,58º K?
Abraço
Até parecem americanos
Li a notícia há pouco noutro lado e também achei genial (já agora, a resposta em Kelvin também!). Realmente, eu duvido que eles não consigam distinguir uma temperatura de -10ºC de uma de -3ºC, mas ficaram frustrados por terem perdido e agarram-se à ignorância. Enfim, por uma vez os americanos foram poupados! :)
Se o dobro do frio é metade da temperatura, então sim: 136.575ºK!
Eu bem achei estranho os 16ºF do Daniel...
Danieeeeel! Oh Danieeeeel!
Não te ponhas a fazer contas, que pelo que espreitei no teu Jornal, contas não é o teu forte...
Quantos graus estão no Estádio do Dragão?
Afinal o Porto aqui tão perto!
Frio frio está em Wembley, então não é que a Inglaterra, a quem um empate bastava para se apurar, perdeu, em casa, com a Croácia e nem vai ao euro???? Eu cá acho, e digo-o no meu blog, que fizeram de propósito para não correrem o risco de verem o Ricardo a defender-lhes os penalties, é que eles ficaram MESMO traumatizados.
Se 0º são 32F, o dobro do frio de 32F é 16F e covertendo mais uma vez para Celcius, podemos dizer que o dobro do frio de 0º são -8.8889º. Digo eu que não percebo nada disto.
Sim, sim, já passei horas a discutir isso com amigos.
Uma experiência interessante é colocar uma panela de água ao lume, agora vá anotando a relação tempo>aumento dos graus (dado que o lume do bico é constante) não se obtém uma relação linear.
Acho que as escalas apenas se baseiam em algo que não é também em si linear, que é o factor de dilatação de um material (neste caso mercúrio) para efectuar a medição, nos termómetros.
Quando vieres cá abaixo, arranjo-te uma garrafinha do néctar e umas cadeirinhas para discutirmos isso até acabar a garrafa.
(Só tem que ser de verão)
Uma experiência interessante é colocar uma panela de água ao lume, agora vá anotando a relação tempo>aumento dos graus (dado que o lume do bico é constante) não se obtém uma relação linear
Há demasiadas coisas a ter em conta quando se põe um tacho de água ao lume: longe das zonas de transição de fase (que é como quem diz dos 10 aos 90ºC) a energia e a temperatura são directamente proporcionas. Perto das transições de fase há o calor latente e a energia de Gibbs... Qualquer não proporcionalidade que se obtenha em medições terão a ver certamente com o calor que o tacho em si perde para o ar!
É o que dá tentar analizar sistemas sem estabelecer claramente as condições-limite...
Fantástico, novo record, quase 7 horas sem ninguém me corrigir!
Errata: onde se lê "analizar", deve ler-se "analisar".
Pedimos desculpa por este programa, a interrupção segue dentro de momentos.
Isso foi distracção ;)
Enviar um comentário