03 novembro 2007
O dia em que falei chinês
Quando entrei na apertada loja chinesa em busca de algo, no estreito corredor da mesma estavam duas pessoas. Um miúdo franzino que tentava (e conseguia) equilibrar no alto da testa uma vermelhíssima bola de futebol e alguém que presumi ser a respectiva mãe. Barrada a passagem fiz um pequeno compasso de espera até acabar a tentativa futebolística quando a senhora, que continuava a presumir ser a mãe, lhe puxou um dos braços para me permitir passar. Qualquer mãe deveria saber que não se interrompem as actividades lúdicas de um filho, muito menos quando ele tem uma bola potencialmente perigosa quando cai no chão desgovernada e se está rodeada de candeeiros chineses, que por mais feios que sejam, são óbvios alvos de desastre. Milagrosamente a bola não atingiu nada nem ninguém devido à perícia da criança cuja presumida mãe disparou um conjunto de vocalizações ininteligíveis que depressa traduzi em "Pedro Manuel se tu me partes a porcaria dos candeeiros ficas com o traseiro a arder!". O miúdo disse-lhe algo numa torrente de mandarim que eu estaria anos para decifrar e olhou para mim. Apetecia-me dizer-lhe algo, mas os meus conhecimentos de chinês são escassos. Ainda assim tentei, apontando-lhe o meu indicador para a testa: "Yu Dabao?". Iluminaram-se-lhes a ambos os sorrisos. Aquele tipo de sorriso que nos diz que já comunicámos. Sorriso radioso. Mais radioso que a pindérica luz que vem dos candeeiros.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
20 comentários:
Pedro, como eu compreendo o miúdo!
Estou a imagina-lo com aquele sorriso amarelo de quem acha que o seu camarada caiu em desgraça... :P
Para os menos entendidos nestas coisas futebolísticas teria dado jeito um esclarecimento acerca do Yu Dabao
No meu caso ter-me-ia poupado uma pesquisa :)
Agora, na posse do conhecimento, já posso esboçar o sorriso e pensar, bela malha.
Jonas, andava eu a pensar ali fora enquanto o cão descobria mais trinta e cinco porcarias para me trazer "Faço ou não um link ao Yu Dabao"? Optei por não fazer. Os leitores deste blog são todos pessoas inteligentes e sagazes...
Imagino a mesma cena mas aqui na zona industrial do Mindelo, onde a comunidade chinesa é impressionante, a (presumida) mãe, já há alguns anos a viver no Norte com o marido, virar-se para o puto e dizer:
-Oube lá o meu filho da glande p##a, ou palas com essa melda ou f##""o-te o ca#""-lo da bola.
Acabei de escrever isto e pensei entre uma coisa e outra: - estou feita! Vou levar uma cruz!...
Inteligentes?
Sagazes?
iu quê???
"Inteligentes?
Sagazes?
iu quê???"
Ana,
iu to.
Inteligentes sagazes e preguiçosas, podias poupar-me uma visita ao Google, o que vale é que agora uso o Google Desktop :P
Pronto cá vai a minha boa acção do dia: "Yu Dabao (于大宝) é um jogador de futebol internacional Chinês que nasceu na China a 18 de Abril de 1988 e actualmente joga no Sport Lisboa e Benfica de Portugal." (Wikipédia)
Escreveste mal! Leva acento agudo na terceira parabólica logo a seguir ao telhado!
Quando, onde, quem, como e porquê?
Os leitores deste blog são todos pessoas inteligentes e sagazes...
Nem todos lemos a Bola todos os dias... peço desculpa. :(
A Bola tem o diabo no corpo.
E o Yu Dabao ainda usa botinhas.
"Nem todos lemos A Bola todos os dias" Como é que conseguiste uma licenciatura???
Xiii eu só leio à terça-feira, acho que vou ser excomungada pelo dono do estaminé, o que vale é que não me importo (not)
Pois eu só cá vim ver a bola!
À terça-feira é dia da crónica do Miguel Sousa Tavares? É, não é, Ana?
É quando a vale pena comprar (ler) A Bola.
É isso mesmo, eu leio na net ;)
Também podias ter falado naquele grupo chinês que ia comprar as acções a 7 euros!
Já era chinês a mais... Por falar disso não percam o sketc de hoje do RAP a fazer de Berardo!
Enviar um comentário