07 fevereiro 2008

Guarda Inácio, ao seu dispor

A patrulha da Guarda Nacional Republicana entrou no espaço acabadinho de ser assaltado. São cinco da manhã e as caras estremunhadas dos presentes não enganam, todos eles prefeririam estar a dormir em vez de estar ali, os ladrões já vão longe, não há registos de violência física sobre ninguém, resta a ocorrência ela mesma que a autoridade há-de escrever. Mas antes há a actuação comercial do Guarda Inácio, chamo-lhe Inácio, podia ser Manuel, Marques ou Arlindo. O cenário é absolutamente banal, uma porta estroncada, a máquina do tabaco ganhou asas e voou, nada que não tenha sido já lido e relambido em páginas de jornais especializados na criminalidade e no sangue que agora aqui não há. "Olhe, digo-lhe já, nunca vi um assalto como este e já ando nesta vida há muitos anos", proferiu o Guarda Inácio, quase acordando os presentes espectantes. E apontou a placa amarela da Prosegur, aparafusada na parede exterior. "Estes gajos da Prosegur, estes gajos não prestam...". "O que o senhor precisa aqui é de um sistema a sério, com câmaras de video e uma televisão!". O espanto era geral perante aquele vendedor fardado a quem o Estado subsidia a vocação. "Tome lá este cartãozinho, é de um tipo especialista que vem cá e lhe faz um preço jeitosinho...".

11 comentários:

Anónimo disse...

Guarda Inácio? Não havia um com este nome numa BD?

382 U disse...

prefiro o guarda Abel... muito mais eficaz.

r. disse...

A votação ali--> ao lado é coisa nova, ou fui eu que estive distraida?
:D

Pedro Aniceto disse...

É nova

382 U disse...

não enganes a rapariga. Está lá desde dia 15...

Pedro Aniceto disse...

Não destabilizes que para isso já cá estou eu. Aliás foi por causa de uma coisa que ela disse que resolvi meter o inquérito.

Patricia Lousinha disse...

E depois o lesado até toma consciência e percebe que o próprio, o Inácio, Manuel, Marques e Arlindo, Guardas, até "ajudam" o tipo especialista...
Já dei para essa Paróquia e, curiosamente, começo a ficar cansada. Dos senhores agentes que dão cartõezinhos, note-se!

Anónimo disse...

Ah é zona para fumadores? Alguém tem um cigarro?

m.camilo disse...

Oh Verde e se calhar o guarda Abel também guardaria os do Padre Inácio! Não?

kincas disse...

Será que o croqui foi feito em PowerPoint?

http://umahoje.blogspot.com/2008/02/vem-ser-um-gordo-da-gnr.html

Pedro Ramos de Carvalho disse...

se estou calmamente a ler isto no meu ipod touch, qual é a plataforma? É que não sendo mac fica mal dizer que é "outra". Devia ter a opcção "apple".