06 fevereiro 2008

We will always have Paris

..."A experiência Erasmus é muito grande para ser descrita. O ponto comum em que todos os estudantes erasmus podem concordar é dizer que tu também tens que ir. Toda a gente no mundo devia ter direito a isto. As grandes emoções e acontecimentos eu fui descrevendo ao longo do ano e fui-vos dizendo pessoalmente, as pequeninas coisas, os detalhes, guardo-os para mim e sorrio. Amei Paris. Amo Paris.

Estava a ler o blog do Neca e deparei com este texto. Em 1980 não havia Erasmus e nem eu tinha idade e estatuto para algo similar. Mas tinha uma mochila, uma André Jamet (que nunca cheguei a montar!), um bilhete de ida e volta para o Sud-Express e uma vontade inexplicável de ir ver com os meus próprios olhos como era o mundo depois do Caia. E trinta dias de férias. Ainda hoje não sei bem porque é que voltei.

10 comentários:

Henrique Costa disse...

Não podia concordar mais.
Um ano depois de regressar e ainda sinto o aperto no peito da despedida e a vontade de reencontrar os espanhóis e alemães e franceses e todos os outros.
Fica para sempre a recordação de todos aqueles dias.

http://umacenasimples.blogspot.com

Quack disse...

Voltamos porque queremos também fazer parte do mundo, deixar de ser simples espectadores de passagem por aqui e por ali.

E lá no fundo sabemos que a forma mais segura e confortável de o conseguirmos é bem perto de casa, com uma mão por baixo para amparar as quedas da nossa juventude.

Anónimo disse...

Se tiverem tempo, vejam site que é muito interessante.
Sobre consumo, desperdício de recursos, etc

http://www.storyofstuff.com/

Vasco

L. Romudas disse...

Eu não cheguei a andar na universidade...Pois, sou um daqueles não sei quantos milhares de quasi-analfabetos, e também nunca fiz Erasmus. No entanto a vida de proletário, mesmo no nosso país, permite que juntemos uns cobres e passemos uns dias bem instalados no centro de Paris. E foram dias muito, mas muito bem passados! E sem aulas!

neca disse...

A verdade Pedro é que desconfio que nalgum ponto da minha vida, próximo ou remoto, vou voltar a morar em Paris. Uma vez que Paris já vive dentro de mim.

Nunca o Ernesto escreveu tão acertado: "If you are lucky enough to have lived in Paris as a young man, then wherever you go for the rest of your life, it stays with you, for Paris is a moveable feast."

E se é verdade para mim é verdade para ti!

m.camilo disse...

"...Jamet (nunca cheguei a montar)..." onde é que já ouvi isto?

Anónimo disse...

Ia já!
Pessoal toca a fazer o euromilhões que esta semana vale a pena!
Garanto-vos que se me sair aquele "bolo" ou um "bolinho" de jeito, vamos comer vitela a Paris...a um restaurante cuja cozinha seja "chefiada" por Paul Bocuse.

Anónimo disse...

Afinal já não vamos! Só acertei num número.

Anónimo disse...

O Sud-Express era um mundo que os mais jovens nem podem imaginar!
Só o pratiquei 1 vez, antes do 25 de Abril e outra em 75!
Depois houve carros e aviões!!!
Vivia longe e voltar JAMAIS!!!
Mas a vidinha dá voltas...

Anónimo disse...

Bocuse???

O must actual é o Jules Verne no segundo andar da Torre Eiffel de Alain Ducasse, *** Michelin!

Se me estás a ler, Pedro, te convido em Setembro, ok?