"...Oiço pela blogosfera, e nao só, que os jovens nâo ligam nada ao 25 de Abril, que nâo dâo importäncia devida a liberdade, etc…
Sinceramente, e sendo um deles, acho que fazemos bem. Tal como nao ligamos à implantaçâo da república (nem a geraçào que nos chateia com o 25 de Abril) e tal como nâo ligamos ao 5 de Outubro, dia da independência portuguesa e que nem é feriado por isso! Sâo coisas que nao aconteceram no nosso tempo, sabemos o que sâo, mas nâo vemos razâo para comemorar-mos..."
26 abril 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
8 comentários:
Penso que o sentido original desse post terá sido algo do tipo: "não acredito na pseudo democracia e por isso não há qualquer valor em celebrar um dia como o 25 de Abril".
Sendo eu também jovem entendo o que ele quer dizer e partilho a sua opinião.
O que existe no nosso país é mesmo uma falsa sensação de democracia e sentir isto numa idade tão jovem quanto a nossa é realmente muito triste.
"Há mais amargura nisto que em toda a história das guerras"...
Hugz,
Luís
O 5 de Outubro não é feriado? E só agora dizem? então andou aqui o pessoal durante anos sem trabalhar nesse dia pensando que era feriado....
Epá, a independência foi a 5 de Outubro?????
Gosto especialmente da expressão "chateia com o 25 de Abril", podíamos a partir daí fazer uma longa elucubração sobre liberdades, desenvolvimento, desvalorização da democracia, etc, mas não temos tempo.
O Alcides refere-se ao Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro.
A wikipédia "vale o que vale" mas pronto:
"Só a 5 de Outubro de 1143 é reconhecida independência de Portugal pelo rei Afonso VII de Leão e Castela, no Tratado de Zamora, assinando-se a paz definitiva. "
http://pt.wikipedia.org/wiki/Independência_de_Portugal
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tratado_de_Zamora
Outros links:
http://ovimaranes.blogspot.com/2006/10/5-de-outubro-e-o-tratado-de-zamora.html
http://blogmilitar.blogspot.com/2006/10/5-de-outubro-1143-tratado-de-zamora.html
E já agora, o que o Alcides escreveu foi: o 5 de Outubro é dia da independência de Portugal (devido ao Tratado de Zamora) mas nem sequer é feriado por causa disso, e sim, pela implementação da República (embora não o tenha escrito directamente).
Bom, o presidente da republica parece incomodado com o facto de os jovens não saberem o que é o 25 de Abril ou outras perguntas da actualidade. A verdade é que há muito sectarismo hoje em dia. Os jovens tem outros interesses porque tomam a liberdade, a democracia como garantidas. Como tu próprio disseste, foram coisas que não aconteceram no teu tempo e é natural que não te signifiquem grande coisas. A mim é igual. No entanto, vejo o brilho e o respeito que estas coisas tomam nos olhos dos meus avôs e pais e sinto que, respeitando-os como respeito, tento pelo menos saber do que se trata e gastar alguns minutos a pensar no assunto.
Já agora, e sem querer parecer conservador ou antiquado, ou querer ser incendiário, preocupa-me mais os jovens não saberem escrever do que não saberem o que é o 25 de Abril, por isso, para fecho, era só para dizer que "comemorar-mos" escreve-se "comemorarmos".
Já dizia o outro "são jovens, não pensam...".
Não é preciso vasculhar muito na nossa História para encontrarmos motivos para comemorar, basta (falo por mim, claro) conhecer um pouco da dos nossos pais...
E havendo pseudo-democracia ou não, estamos hoje bem melhor graças ao 25 de Abril.
Ah, eu também sou jovem.
eu também sou jovem.
N'és nada!
Enviar um comentário