21 abril 2008

Para que conste

Para os devidos efeitos declaro que hoje, pelas doze horas e trinta minutos raptei uma cidadã de uma Instituição hospitalar onde os procedimentos de secretaria (altas, carimbos vários e pagamento) excederam o expectável e razoável numa instituição. Não é culpa do paciente que os serviços não funcionem e que numa alta hospitalar de uma doente de mobilidade impossível a própria tenha de escutar "Tenha paciência, vai ter de aguardar". Não tem e não pode. Passarei de novo pela secretaria ainda hoje mas vão-se preparando que não esperarei mais do que o necessário. Disse.

Actualização surreal: "Estou sim? Fala do Hospital... É para lhe dizer que escusa de cá vir que estamos com problemas no sistema. Desapareceram dois medicamentos da contabilidade e não podemos fazer a conta sem que o técnico os encontre..."

Actualização II: Ainda não consegui saber se a conta já foi feita. Apesar do número de telefone do organismo estar bem escarrapachado na página Web do mesmo, ninguém o parece querer atender... (Podia pensar-se que liguei fora de horas de expediente, o que não foi o caso, mas sucede que é o mesmo número da Direcção Clínica...)

7 comentários:

Jonas disse...

Olha.
Eu fiz a mesma coisa há quase 10 anos atrás. Raptei o meu filho recém-nascido. Por causa de um erro burocrático queriam que eu lá ficasse mais um dia, não havendo necessidade clínica que justificasse essa permanência. A médica tinha saído sem assinar o papel, e já não voltava. Eu ficaria, juntamente com o meu filho, a ocupar uma cama, em Santa Maria, sem necessidade.

Disse-lhes, de uma forma pouco educada, onde é que podiam meter o papel, e dei-lhes a morada para onde podiam encaminhar a polícia judiciária, depois de reportarem o rapto.

A rispidez do meu discurso foi justificada, pelos senhoras da burocracia, pelas hormonas descontroladas. O que me tirou ainda mais do sério. Mas tendo em conta que 2 dias antes eu tinha ameaçado de porrada um médico e uma enfermeira incompetentes (estava a ser cosida, mas isso não era impeditivo), achei que já tinha deixado marcas suficientes.

Ainda estou à espera hoje, quase 10 anos depois, que me mandem a porra do papel.

Anónimo disse...

Agora vão ser eles a ter que ter paciência!
Achas mesmo que os medicamentos vão aparecer?
Imagino o que se passará quando as pessoas não têm à mão um tipo disposto a raptar!

lucas disse...

Isto, precisamente no dia em que ouvi que a prestigiada revista TIME se prepara para publicar um artigo sobre o MARAVILHOSO SISTEMA DE SAÚDE PORTUGUÊS, questionando como é que um país tão pequeno e pobre pode sustentar um sistema de saúde maravilhoso.
Trata-se, salvo erro, de um trabalho de uma jornalista norte americana adstrita à Agencia Internacional de Informação (?)

Xana disse...

Há quase 10 anos atrás fiz quase o mesmo que jonas. Digo quase pois devo ter parecido tão ameaçadora que foram rapidamente procurar algum médico que pudesse assinar a alta do meu filhote recem-nascido ...

Por um lado dizem que não há camas que cheguem e por outro não as libertam a tempo e horas ou ocupam-nas indevidamente!

Bela república das bananas esta onde vivemos onde a culpa é sempre do sistema (ah como a informática tem as costas largas) :(

m.camilo disse...

E foste filmado em plena actividade? :)

Pedro Aniceto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
osiris disse...

lucas, não te esqueças que nos estados unidos o sistema de saude é miseravel. paga-se para tudo e mais alguma coisa. até para ter acesso ao numero de emergencia tem que se pagar.