20 abril 2008

Revista iCreate

Disclaimer: Este é o post que eu não gostaria nunca de ter escrito. Mas há limites e uma vez que alguns deles foram manifestamente ultrapassados e por uma questão de confiança entre o leitor e quem deu a cara pelo título, cumpre-me fazer algumas correcções ao surpreendente editorial que acima reproduzo.

Não é de todo verdade que o Pedro Aniceto "tenha tido que voltar aos quadros da empresa", uma vez que deles fez parte, ininterruptamente, desde Abril de 1998, sendo essa situação do perfeito conhecimento da direcção da revista iCreate. Em momento algum, e ao contrário do que o texto acima insinua, houve necessidade de preservar a "independência de qualquer instituição comercial", uma vez que essa independência sempre existiu da parte do Editor Técnico em funções até aqui, e nunca a direcção da revista levantou sobre esse aspecto qualquer objecção. Antes pelo contrário. É um argumento oco, falso que me atinge do ponto de vista ético e que não posso deixar passar em claro.

A partir desta data, cessa a título definitivo toda e qualquer colaboração com a revista iCreate. Desligo-me a título definitivo de um meio que considero de grande importância para o mercado Apple nacional e cujos leitores e adeptos me mereceram sempre a maior das considerações e que procurei defender e retribuir a confiança depositada no título. Um desmentido desta afirmação será pedido pelas vias competentes nas próximas horas.

À revista iCreate e aos seus leitores desejo os maiores sucessos.

21 comentários:

Patricia Lousinha disse...

Efectivamente há limites para tudo.
O Pedro fez muito bem, apesar do muito que custa, em ter escrito este post.
Que o desmentido não tarde ainda mais. Tal qual o "muito me tarda o meu amigo na Guarda."

Alexandre disse...

"benvindo" escreve-se "bem-vindo".

Anónimo disse...

Lamento que tenhas tido necessidade de escrever este post, e que tenhas ainda que fazer um desmentido! Mais valia estarem calados!

Joel disse...

Há alturas assim, a vida prega nos algumas...

interventoria disse...

"Este é o post que eu não gostaria nunca de ter escrito."
Não gostou de… nunca ter escrito…? Está a ser irónico?
;-)

O prestígio de um meio é granjeado pelas pessoas que o promovem. A subversão deste princípio, por vezes, causa enormes equívocos. Um ano poderá não ser tempo suficiente para solidificar um prestígio para a iCreate independente das pessoas que a promoveram.

Para mim a iCreate acaba de perder um prestigioso colaborador, com credibilidade granjeada e demonstrada noutros meios de grande prestígio (mailing list, blogs e workshops), talvez por falta dessa tal "independência" por parte da revista para com o Pedro.

Um grande abraço
João ales Capela

PS: Não gostou de… nunca ter escrito…? Subverti a frase, ainda que ligeiramente. Não resisti.

Ana Ferreira disse...

Se o desmentido se pautar pela consideração que a revista tem pelos assinantes, bem podes esperar... sentado...

r. disse...

That's pretty wierd...
Tendo sido o Pedro editor técnico da referida revista, mantendo-se sempre e simultaneamente nos quadro da Apple, porquê virem agora com tantas desculpas de imparcialidade?
Não fazem mais do que questionar a sua própria competência, como também subjugam o carácter profissional do Pedro.
Nada tenho a ver com Apple, Mac(*) ou iCreate, e o pouco que conheço do percurso profissional do Pedro se resume ao facto de ser leitora assídua do seu blog.
Acho, no entanto, que se trata de um infeliz episódio para ambas as partes, sendo que existem alguns pontos que exigem, sem dúvida, um esclarecimento urgente.

(Alexandre: o "benvindo" é o menos,acredita! ;) )

*ainda

r. disse...

E agora mais uma pergunta parva...

a icreate tem alguma coisa a ver com a ml?

é que segundo o que percebo é da inteira "irresponsabilidade" do Pedro e dos assinantes...

Pedro Aniceto disse...

E agora mais uma pergunta parva...a icreate tem alguma coisa a ver com a ml?é que segundo o que percebo é da inteira "irresponsabilidade" do Pedro e dos assinantes...

A Mailing List "O Correio dos Outros" não é dependente de nenhuma publicação ou de qualquer outra instituição ou empresa.

Machadix disse...

Pedro, não sei porque motivo deixou de colagorar com a iCreate mas talvez tenha sido uma tentativa (falhada) de justificar não aparecer logo a sua foto!

(sim estou a ser irónico)

MacFree disse...

Pedro, que semana NEGRA...... 5:3 e 2:0, mais isto destes tipos sem palavra.

Um abraço

Unknown disse...

Pedro, tanto drama por tão pouco ???

Give us a break! Acha mesmo que alguém iria reparar nestas calunias ?? Se tu não mencionasse isso, nunca ninguém iria ter reparado...

Acho que teria sido muito mais produtivo ter dado algum feedback aos pobres leitores, dados os problemas com as assinaturas, que que agora resolver defender a sua honra. Certamente tus sabias que se estava a passar....mas nada falou. E continua não explicando os problema e o que ocorre.

Desculpe, é o que acho, certamente não concordas, mas é o que eu acho.

Não estou aqui querendo dizer que estas errado, muito pelo contrário, mas acho que muito mais poderia ter sido feito, não apenas em seu próprio nome, mas em nome de todos nós que temos a total confiança na sua pessoa, hoje e sempre. Fomos alvo de extensa divulgação e promoção da revista iCreate em SUA Mailing List, você "vendeu" o produto a todos nós, lembra-se ? Foram campanhas e mais campanhas de divulgação, promoções, assinaturas, etc etc

Não sabia quem era e quem é Joaquim Bandeira ? Por favor..........tu foste colaborar com gente da pior espécia, escumalha, o que esperava ?

Alias, o que todos nós esperávamos ?

Pode sempre contar com nosso apoio, porque estamos aqui para você e por você, e nunca para um lixo chamado iCreate. Nacional Porreiristas de plantão, que me desculpem, gastar Euros com este lixo de edição 3º mundista da Inglesa iCreate........

Melhores cumprimentos,

Steve

jfaias disse...

Havia qualquer coisa que me dizia para não fazer a assinatura da iCreate, embora a vontade de o fazer sempre existisse. No entanto, após a irregularidade na distribuição que começou a acontecer após Outubro passado e a crescente superficialidade com que alguns assuntos eram tratados, decidi que não iria fazer qualquer assinatura.
Confesso que achei algo estranho neste editorial, embora, a ser verdade o que ali era transmitido, também não veria mal nenhum. Acontece em muitos outros lugares institucionais.
Não vou deixar de comprar a iCreate. Sou de opinião que devemos continuar a apoiar uma revista Apple em português. Mas também devemos ser exigentes. Talvez se, em vez dos grandes (auto)elogios que surgem nas primeiras páginas começarem a chover críticas construtivas (mesmo que não publicadas), este bebé se comece a emancipar e se dirigir para outros desafios (em português).
Um grande abraço de compreensão pela sua atitude.

Pedro Aniceto disse...

Steve (Whoever you are),
Suponho que não lhe devo qualquer espécie de satisfação. Em boa consciência não lhe devo nada. Não lhe admito que use esta página para insultar quem quer que seja, de modo anónimo e cobarde.

Mauro disse...

a iCreate já escreve benvindo à algum tempo. Lembro-me de comprar uma revista e de ler isso assim. Mas é o habitual, já que a Photoshop que penso também ser editada por esse empresa comete os mesmos erros revista atrás de revista. Ah, o mesmo com a Web Designer. Depois querem que se tenha respeito ou vontade de comprar estas revistas...

Unknown disse...

Boas,

para mim a iCreate é a revista mais desorganizada que conheço. em Dezembro assinei, e só começaram a enviar em fevereiro, isto porque tive que ligar p a revista. se não provavelmente ainda hoje estava à espera

Joel disse...

Xiiii... até o Hartmann aqui anda! Ainda por cima fui eu que o converti ao MAC (Boa ideia!!) e na Icreate (Má ideia)...
Mas agora a sério, acho que estamos em off topic pois o Pedro não está aqui a difamar ou a querer "queimar" a Publicação, apenas deseja o seu assunto pessoal revisto conforme tem todo o pleno direito. Acho que todos temos o direito á indignação perante o claro desrespeito da Icreate por nós e devemos expressar directamente aos responsaveis e não aqui.
As divulgações de campanhas da ML apenas tiveram concerteza a intenção séria de proporcionar um beneficio aos seus membros e só entrou no barco quem quis, eu por exemplo renovei por 24 meses ( se arrependimento matasse lol) e agora aguento me e reclamo mas em : www.icreate.com . Abracinhos.

Anónimo disse...

As paixões são lixadas! Quando corre mal, há sempre alguém a dizer: eu não te avisei? Não era para ti! Apesar de tudo, continuaste!
É! Mas, estou certa que vais arranjar outra em breve, e que te vai dar muito prazer!
Ou me engano muito, ou faz parte da tua natureza!
Apaixonaste com facilidade, e ainda bem!

Patricia disse...

Pedro... não sei se alguma vez tiveste oportunidade de falar directamente com os outros colaboradores (sou uma delas).
Nunca na minha carreira fui tão prejudicada por um empregador. Um freelancer habitua-se a esperar 2 ou 3 meses por um pagamento. Ossos do ofício. Mas estar a passar dificuldades por não receber NADA em 9 meses é um bocadinho demais, não achas? :(

Nelson Pimenta disse...

Caro Pedro, pela experiência que teve pode explicar-me os atrasos sistemáticos no lançamento dos números seguintes?

Sou assinante da iCreate por força da promoção que fez em tempos neste blogue.

Estamos quase em Julho e releio o último número, de ABRIL, vezes sem conta...

Emanuel Torre disse...

Pois é, não se encontra nada pelo Google para tirar as dúvidas aos assinantes, a verdade é que assinei a revista e desde abril até agora espero as edições que já deviam ser lançadas, mas o que me aborrece mais é o facto deles não atenderem as chamadas, às custas disso também não tive a oportunidade de ir ao workshop de Aperture por falta de informações, quanto à revista já ando desesperado, pois fiz uma assinatura de 20 edições a partir da revista 9 (9 para 12 são 4 revistas, faltam 16, não me agrada nada)