30 julho 2008

Ora toma (e unicamente)

Não é uma descoberta de hoje, mas existe no mercado uma nova classe de antibióticos ditos de "Toma única". Nada de horários de oito em oito horas, mas sim uma única toma com determinada frequência (que pode ter dias de intervalo). Um tipo engole x comprimidos de acordo com a prescrição médica e espera sossegadinho pelas melhoras da maleita. A primeira vez que um medicamento deste tipo me foi receitado foi motivado por um problema de irritação cutânea e foi trigo limpo com o diagnóstico e prescrição a serem acuradas e tremendamente eficazes (um abraço, Luís e boas férias!). Ontem, e a propósito de uma infecção num ouvido que me assalta com uma regularidade impressionante voltei a ser brindado com a toma única. São dez comprimidos, engulam-se dois tijolos daqueles de cada vez durante cinco dias. Admirou-me bastante o facto da farmacêutica que mos vendeu não saber o que é a "Toma única". Abri a boca, espantado, quando ela comentou "Isto agora é uma chatice, receitam-lhe dois comprimidos mas a caixa é de dez. Vai o resto para o lixo, é um desperdício...". Tentei explicar-lhe que não era bem assim mas ela fez um ar sério e disse-me "Está aqui na receita, toma única!".

4 comentários:

Ana Ferreira disse...

Deve ser familiar de uma professora do 1.º ciclo do ensino básico, vulgo ensino primário, que ontem esteve no "sabe mais que um miúdo de 10 anos?" que saiu de lá sem ter sequer atingido o patamar de segurança dos 1500 euros e que gastou uma ajuda na pergunta "Quantos são os tempos naturais dos verbos?" por exemplo, entre outras asneiras.....

Anónimo disse...

Não devia ser farmacêutica mas sim técnica. Ou então é daquelas que vende tudo a eito.

A toma única é que é falsa, se facto. Única é única, não é aos pares nem tem réplicas.

Ricardo Antunes disse...

Ó Ana, nem imagina quanto vociferei ontem a ver essa miséria.

(a minha filha, de 5 anos, lá ia dizendo: "pai, não te chateies, é mesmo assim... ali ninguém sabe mais que um miúdo de dez anos!")

E qual é a matéria prima dos vidreiros? qual é? qual é? O Vidro, pois claro!

;)

Ana Ferreira disse...

Essa também foi lindaaaa, toda a gente sabe que se faz vidro... com vidro ;)