05 outubro 2008

Down the memory lane

O post das Pastilhas Pirata desencadeou uma troca de emails sobre outro produto que ficou na memória de muita gente. Falo do Pirolito, bebida gasosa que não sou suficientemente "idoso" para ter conhecido na sua primeira geração. Apanhei uma segunda (ou mesmo terceira, já verão porquê) geração que cheguei a comprar - não por muito tempo, diga-se - no pequeno bar da Escola Preparatória Marquesa de Alorna algures entre 1974 e 1976. Esta última garrafa era um reservatório moderno, já dispunha de carica e de uma rede de plástico que impedia o berlinde de sair do "esmagamento" do corpo da garrafa, enquanto o Pirolito original, e pelo que me descreve quem o conheceu, era vedado pelo próprio "guelas". Pelas buscas que fiz na Web encontrei agumas imagens do "Pirolito Bilas", produto conhecido e de que há boas imagens do rótulo original. Acontece que o leitor José Camilo enviou-me uma imagem de uma garrafa de "Pirolito" que foge a ambas as garrafas. Não só o esmagamento é diferente, mas a cor da garrafa é diferente e parece pela textura, ser bastante mais antiga. Se alguém puder fornecer mais pistas, aqui a gerência agradece. O próprio José Camilo promoveu algumas buscas, umas infrutíferas, outras nem por isso...

9 comentários:

Joel disse...

Xiiiiiiii!!!!!!!! As palmadas que a minha mãezinha me deu quando eu fazia birra na mercearia do Sr Libertário por causa dos bilas da gasosa... .... que saudades e já agora lembram se de um gelados tipo gelo que davam pelo nome de FÁ?? Era uma especie de envolucros plásticos congelados e que a malta chupava! Acho que foi o avô do Calippo. lol

Unknown disse...

Dos pirolitos lembro mal excepto de querer arranjar garrafas por causa dos "arraóis" das mesmas, mas lembro-me muito bem de beber era gasosas (versão 7up antiga) e laranjadas duma marca que era Serra D'Ossa.

Jonas disse...

Eu estou contigo. Pirolitos, no parque de campismo de Lagos, garrafa branca, com um estrangulamento ara o berlinde não cair, e com uma rede de plástico (que era uma porra para tirar).

Pedro Aniceto disse...

Jonas, qual dos parques? Cá em baixo na Trindade ou lá em cima na Orbitur? ;)

Jonas disse...

Ui. Sei lá. Quem escolhia eram os meus pais.

Era um que ficava perto da praia de Porto Mós (a minha favorita por causa das ondas), portanto presumo que fose o de cá de baixo.

Pedro Aniceto disse...

Humm... Agora é que me lixaste. Eu acho que é o lá de cima, da Orbitur.

Jonas disse...

Deixa. entre Porto Mós, a Meia Praia e a estátua do D. Sebastião havemos de nos ter cruzado algures :)

Administração disse...

Tenho mesmo saudades é do "coma-com-pão"

João "Cabo Verde" Matos

Pedro Aniceto disse...

Não me deixou especial saudade, curiosamente...