03 outubro 2008

O homem lá de cima (Benfica TV)

Ontem à noite, como todo o universo encarnado já sabe, o Benfica TV iniciou as suas emissões. Mesmo o mais distraído amante das coisas da bola (qualquer que seja o tamanho que ela tenha) concordará que o arranque das emissões do canal é um marco na história do clube. Desdenhe-se ou não outros se lhe seguirão embora eu tenha grandes dúvidas se a massa crítica elementar que alavancará as vendas se possa encontrar com a mesma facilidade e quantidade com que este tipo de coisas sucedem no Sport Lisboa e Benfica. Mas nem é sobre isto que decidi comentar, é sobre um acontecimento paralelo ao aranque do canal ao qual o comum mortal não liga absolutamente nada. Ontem, à boleia do arranque da Benfica TV, um ISP nacional levou a cabo uma transmissão da emissão do canal. Durante a tarde e aproveitando os intervalos da minha agenda fui espreitando as imagens que me chegavam via SAPO e ia também consultando a minha janela de Twitter onde uma horda de utilizadores comuns e informáticos exigentes se ia manifestando na habitual batalha de prós e contras, elogios e vaias. Uma das pessoas com que ia falando a espaços era o próprio CEO do Sapo, o Celso Martinho, pessoa que não conhecia pessoalmente até há poucos meses atrás embora ele seja um dos nomes que há-de compor (pelas boas e pelas menos boas razões) as páginas da história portuguesa da informática pessoal onde até eu me sinto merecedor de uma chamadinha de pé de página. Sei que pensei algo como "É de facto notável que um tipo que está à beira de realizar uma das maiores operações de Webcast que jamais foram feitas em Portugal tenha tempo (e paciência) para estar de olho na infraestrutura e ao mesmo tempo a prestar atenção ao Twitter...". Mas fê-lo. Prestou informações, deu dicas, comentou alguns aspectos que achou relevantes. De cada vez que eu voltava ao meu próprio display eu voltava a sorrir e a pensar "Dang! Este tipo está à beira de um ataque de stress, está lá em cima sozinho - qualquer um sabe que só se está acompanhado quando as operações estão a correr muito bem - mas ainda ainda assim está disponível. Acabei por não poder ver o jogo. Do streaming foram-me chegando ecos de amigos e conhecidos que com mais ou menos soluços, esta ou aquela picardia entre ISP fizeram desta operação uma das mais pesadas de sempre em matéria de banda e infraestrutura. Quando já no final da noite enderecei ao Celso e à sua equipa os meus parabéns pelo trabalho não deixei de me lembrar daqueles que lá em cima, quando as coisas correm menos bem, sofrem sozinhos e em silêncio. A dada altura ele disse-me que "depois desta noite ainda me torno benfiquista". É que não era nada mal pensado. Afinal de contas o conceito de Kit não vos é desconhecido... Na imagem: Evolução dos acessos ao Estádio Virtual ao longo da emissão - A linha vermelha no gráfico delimita a capacidade da infraestrutura física.

9 comentários:

Ricardo Antunes disse...

Olá Pedro,

Fui dos contribuintes desse peditório (e vi, agradado, quase todo o jogo, com uma qualidade suficientemente boa para o meu gosto).

Como sabes, não percebo nada dessa poda, mas fiquei curioso com o gráfico que aqui colocas (a minha daltonice exagerada é capaz de estar a ajudar...): a capacidade física é a que está em baixo (com fundo a verde) e os acessos, estão a azul, certo?

A minha dúvida é a diminuição da capacidade física, com o aumento dos acessos. É tipo 2.ª circular em hora de ponta?

Jonas disse...

Sem querer puxar a brasa à minha sardinha, expliquei isso no meu poiso, e por acaso, usei a analogia do trânsito. Mas do Marquês, que é onde celebramos as vitórias no campeonato, e não a segunda circular, avenida que está poluída, como se sabe :)

E não deixo o link para o meu blog, porque eu eu cá não sou dessas coisas.

Ana Ferreira disse...

"depois desta noite ainda me torno benfiquista" - coitado, por essa afirmação se mede o stress ao qual esteve submetido... O:-)

Jonas disse...

O stress sim, mas não só.
A pressão dos clegas por um lado, e, convenhamos, a noção do poder do Benfica, e a consicência de que se fosse o clube do seu coração, nada do que se passou, se passaria. O Celso é lagarto.

pedro manuel disse...

Será que ninguém se lembra dos milhares de Portugueses que vivem em aldeias remotas, sem meios, e que cada vez mais passam ao lado do futebol???
Pedro Casal

Galv_BL disse...

Eu vi o jogo via o streaming do Sapo. Tive uns qts soluços mas deu para ver.

Admito que a emissão tenha levado a estrutura ao limite, afinal eram 6 milhões menos 60 mil, tudo na mesma página ;)

Para evitar estes problemas de carga, sugiro que da próxima vez tentem emitir via P2PTV, usando por exemplo o protocolo sopcast. É menos transparente para o utilizador final, tem de se instalar um cliente/plugin, mas a carga é distribuída por todos os utilizadores e não pelos servidores do Sapo. É assim que costumo ver os jogos ingleses, e com bastante qualidade :)

De qq forma foi uma iniciativa de louvar e espero que não seja única. Parabéns!

Abraço,
BL

Celso Martinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Celso Martinho disse...

Pedro, antes de mais obrigado pelas tuas palavras.

A equipa que que montou e acompanhou esta iniciativa durante as últimas semanas foi vasta, por isso o stress dividiu-se por todos e deu-me tempo para vos acompanhar no twitter.

Além disso quando fazemos uma coisa desta dimensão, como tanta dedicação, a adrenalina sobrepõe-se ao stress, deves perceber bem isto.

Só um detalhe. A infra-estrutura não chegou nem perto do limite. Esse gráfico é o peering, link físico da ligação de um ISP nacional (cujo nome não me fica bem divulgar) à PT :)

Daí que hajam pessoas que não tinham SAPO/Telepac/Meo ADSL e que tiveram algumas dificuldades e degradação do stream. Basicamente os "canos" que os seus ISPs têem conosco estavam, como se diz na gíria, a bater no tecto.

Anyway, aprendemos umas coisas também. Vamos ver se aparece outra oportunidade desta dimensão para repetir a dose. Talvez um jogo do Sporting ;)

E também tenho umas filmagens dos bastidores, incluindo as pizzas no fim do jogo, que devia editar e meter em vídeo, talvez na próxima semana.

Abraços.

André Correia Maricato disse...

Foi uma boa iniciativa. Pena eu não ter conseguido experimentar, já que os direitos de transmissão aqui no Brasil pertenciam à ESPN.