31 janeiro 2009

As escutas do Apito Final

Tenho um profundo respeito pelos juízes. Já me sucedeu conseguir continuar a ter respeito por decisões controversas, mesmo algumas que não me foram favoráveis. Não me consigo imaginar a julgar, tendo para isso que bloquear certas informações de que disponho, que a lei me impede de usar. Mas será que é possível fazê-lo? Alguém de bom senso e minimamente imparcial consegue ignorar que as escutas telefónicas que foram bastamente divulgadas na imprensa em que os indícios de culpa crescem mais que as ervas daninhas na minha relva, possam agora "ficar de fora" da matéria probatória?

7 comentários:

m.camilo disse...

Olha, o Luís Filipe Vieira já se livrou de boa... :)

Ana Ferreira disse...

LOL m.camilo, eu já estou a ver seis pontinhos que nos foram sonegados a voltarem....

Pedro Aniceto disse...

Olha, o Luís Filipe Vieira já se livrou de boa... :) O LFV é arguido em algum processo?

jmc disse...

de acordo com as transcrições que vieram nos jornais também deveria ser. Aliás, em minha opinião, o facto de não ser torna o processo todo (dourado e final) ridículo.

João disse...

Pedro, o debate entre utilizacao de escutas e violacao de privacidade e' muito antigo e e' isso que faz com que nao possam ser usadas, infelizmente para a justica, mas e' assim que a sociedade optou, para q nao tenhamos todos que andar a ser escutados com ou sem razao. E' uma linha muito tenue em q eu me vejo uns dias num lado e noutros do outro. Neste caso eu preferia que valessem como prova, mas as minhas preferencias nao contam.

O mais triste deste processo todo, tendo em conta o que foi passado para os jornais, nao e' uma justica que segue as regras que estabeleceu mas haver quem a tente fazer fechando os olhos a uns e olhando para outros com base exactamente nos mesmos meios de prova que tem para uns e outros.

E no fim, uma condenacao com base em provas invalidas, depoimentos com mentira e tudo mais e' o equivalente a uma caca 'as bruxas das antigas ou 'a inquisicao, em que uns seguem-se pela fe e nao pela razao para condenar outros.

Mas no fundo essa e' q e' a piada toda do futebol, nao e'? Que se lixe a razao..

m.camilo disse...

Bem, vou comer fruta e ler a Bíblia... º_º

nuno1959 disse...

os processos judiciais cá no burgo só servem para tapar o sol com a peneira : na ribalta e muito falados enquanto decorrem negociatas duvidosas ( mais um troço de auto estrada com concurso publico manhoso, uma obra publica cujo preço final derrapou em ''apenas'' 30 %, criação de mais um instituto com mais chauffeurs e audis do que funcionários ...) quando as ditas estão finalizadas, arrumam-se os processos numa gaveta ''por falta de provas'' e dão muitas penas suspensas ....o pessoal gosta suficientemente da bola para ficar assim meio pro cego e não dar por mais nada e....ficam todos felizes....eh, eh, eh....ignorance IS bliss !