08 fevereiro 2009

@joelysandra, o Twitterherói

Uns dirão que são pessoas sem muito que fazer, outros apreciaram com grande gosto um pequeno momento histórico na utilização do Twitter em Portugal. Chamem-lhe infantil, se quiserem, mas suponho que tenha sido a primeira vez que o Twitter fez com que um grupo alargadíssimo de pessoas pudesse seguir uma historieta que começou num fait divers e que terminou em apoteose interactiva nos ecrãs da RTPN...

Ao início da tarde hoje e via Twitter, eu ( geograficamente no Rosário) discutia as vantagens e desvantagens de beber Ginja "com ou sem elas" com o Vasco Casquilho (Miraflores). O Vasco acabara de me dizer que tinha de ir comer e que iria ao Kentucky Fried Chicken. Recordando-me de uma conversa anterior, censurei-lhe a escolha, lembrando-lhe que ele queria perder peso e que o KFC estava longe de ser uma escolha racional. Concordou. Concordou de tal modo que me confessou que tinha ido antes ao McDonalds com as filhas. Começa então uma conversa cruzada entre um grupo alargado de pessoas entre as quais estava a jornalista Alberta Marques Fernandes (Lisboa) (RTPN) que estava na Marechal Gomes da Costa a trabalhar e que a ideia de comer um hamburger lhe despertava algum apetite. Aqui, o Joel (Póvoa de Santa Iria) enviou à Alberta um BigTasty virtual, coisa que desencadeou uma chuva de ironias da minha parte e da Paula Pico (Santa Iria da Azóia), "desancando" o próprio, dizendo-lhe que o melhor que tinha a fazer era meter-se no carro e vir a Lisboa entregar em mão um hamburger nos estúdios da RTP.

Penso que nesta altura poucas pessoas estavam completamente longe de imaginar que o Joel não se ficaria sem responder à altura e muito boa gente me começou a perguntar directamente se aquilo do hamburger era mesmo a sério. "Não sei, mas parece-me que isto vai ser uma história curiosa de seguir..." foi a resposta que mais vezes dei enquanto prosseguiam as conversas cruzadas no Twitter.

E de facto o Joel não se ficou, trocámos impressões sobre a localização do McDonalds mais próximos da Gomes da Costa (Olivais Shopping), e arrancou de casa em busca do Big Tasty que haveria de ficar famoso... Cumpriu na íntegra o fundamento número 1 do Twitter, o já famoso "What are you doing?" e não deixou nenhum momento por relatar e fotografar com o respectivo iPhone. Mesmo dentro do Shopping, foi alimentando a curiosidade de dezenas de Twitters. Comprado o Big Tasty, rumou à RTP onde tentaria cumprir o objectivo a que se tinha proposto. Haveria de lá chegar. obviamente, herói que é herói não se deixa abater pelas dificuldades, mesmo que estas se configurem em forma de cancela e segurança da portaria...

Mas as coisas não são fáceis para os super-heróis. Tudo caminhava para o desastre! O Joel pede-me que avise a Alberta que está à porta de hamburger na mão, sujeito a morrer na praia, quando a Alberta me diz que faltam poucos minutos para entrar no ar com o Jornal das 18... Tragédia! Aguenta Joel Aguenta firme e não desistas! Admitem todos os que nesta fase estão a torcer pelo herói Joel que é um bocado aborrecido não se conseguir a entrega do pedaço de colesterol embrulhado. Perguntam-me de todos os lados o que é que vai acontecer. Não faço a mínima ideia, o Jornal das 18 está efectivamente no ar, a Alberta Marques Fernandes é a pivot de serviço, aqui não há muito a fazer, muito embora eu me divirta deste lado a tentar imaginar o Joel a entrar no estúdio e a deixar um embrulho de papel em cima do balcão das notícias...

De cada vez que as peças televisivas vão entrando no ar, a Alberta vai-me dando indicações rápidas: "Deixem na portaria" ou "Alguém vai lá buscar", mas a já vasta plateia que imagino atenta à saga do hamburger quer o epílogo, qual epílogo, a mulher está no ar, querem o quê, um directo?

O Joel é informado do que está a suceder, continua na portaria, quer ir para Alvalade onde vai apoiar uma equipa que veste de encarnado, tudo isto somado à pressão dos "twitteiros" curiosos que vão prestando atenção ao drama, à tragédia do hamburger que esfria dentro do papel de embrulho. "O que é que eu faço?" pergunta a Alberta enquanto o Louçã discursa na TV pela vigésima vez (que eu tenha contado). "Aquece no micro-ondas" digo-lhe eu entre sorrisos que ela nunca há-de chegar a ver. Tento ler-lhe no rosto a agitação do momento. Nada, nem uma ruga. Há um sorriso mas atribuo-o a um pequeno lapso de leitura de teleponto. "A loção do Estádio do Dragão está esgotada" diz ela, de pronto emendando a lotação. Entra um repórter cujo nome me escapa com um directo. É o suficiente para Alberta me dizer um precioso "Já cá está!" que descansa meio país que já há minutos está em suspenso da fortuna e da sorte da sandes de carne picada. Não sei onde é que a Alberta tem o computador, deve estar ali debaixo do balcão, ela vai-se safando entre os pingos de chuva do trabalho que cumpre sem desfalecimento. Gracejo. Digo-lhe que é nestas alturas que percebo a falta que me faz um televisor HD, que gostava de examinar a pantalha para lhe lobrigar um pingo de maionaise no canto da boca. Nada.

Falta-me um sinal, uma evidência a prova cabal que o diabo do Big Tasty lhe está nas mãos. Desafio-a. "Precisamos de um sinal!", "Show us a sign!". Peço-lhe que nos deixe ver uma ponta do papel de embrulho. Obviamente sem qualquer esperança, não a estou a imaginar a trincar cebola, pão e carne no intervalo dos off das peças que se vão sucedendo em desfile. Mas ela está lá, atenta aos Tweets, aliás como esteve sempre, interactiva, colaborante, quase desde a primeira grande explosão twitteriana que levou uma boa dose adicional de espectadores à RTPN por via desta ferramenta curiosa. "Give us a sign, Alberta!" e ela mal pode dá, diz: "Pego na caneta. Pode ser?". Eu respondo-lhe que sim, que pode ser, preparo a câmara, testo a luz e fico à espera da pivot que no estúdio volta ao ar, e que discreta mas veementemente segura a caneta entre as mãos, levando ao delírio interactivo largas centenas de pessoas que nesta altura aplaudem e agradecem a atenção. Imagem: Paula Pico. A isto chamo televisão interactiva e disponibilidade. Dos simples e mortais espectadores e de um grupo de profissionais que até há pouco tempo víamos numa torre de marfim, inacessível. Não é verdade e acreditem ou não, a maioria dos presentes esteve verdadeiramente interessado em tempo real na viagem do hamburger. Obrigado ao Joel, à Paula, ao Vasco, ao Filipe Homem Fonseca, ao Bruno Nogueira, à Vanessa e a muitos outros cujo nome não retive que de uma forma ou de outra incentivaram o Joel na sua peregrinação. E obviamente à Alberta Marques Fernandes.
Imagem: Vanessa Silva
In ilo tempore: O Carlos teve a paciência de colar quase todos os Tweets desta saga. Estão aqui.

Vinte e quatro horas depois, o jornalista TSF, Rui Tukayana, cobriu a notícia no Mundo Digital.

Já há mais desenvolvimentos aqui.

E agora com toda uma linha de merchandising alusiva!

57 comentários:

Paula Pico disse...

Aprovado!!!

Obrigada, pela tão real caricatura.

Paula Pico

raages disse...

Aniceto muitos parabéns pela reconstituição :D

E parabéns a todos os intervenientes pelas gargalhadas que me proporcionaram!

Fábio Ferreira disse...

Épico!

Cláudia Paiva Silva disse...

Enfim.. o twitter afinal serve para alguma coisa. =)

Rui Tukayana | Mundo Digital disse...

Obrigado pela estória!
Confesso que na altura em que vi os twits não percebi patavina do que se estava a passar.

Valeu a pena!

Carlos Fonseca disse...

Eu apanhei a história quase no fim mas percebi o que estava a passar! Muito bom mesmo! Acho que vou difundir um pouco este post :P

thorazine disse...

Acho que o mais engraçado foi toda a gente que estava a twittar sentir que também estava a entregar o hamburguer! Hilariante.. obrigado ao rapazola (Joel né? :)) por este momento..

Sónia e MI disse...

Foi uma reconstituição fiel de um momento muito divertido ;)))

Joel disse...

Obrigado Pedro ! Tal qual Hermano Saraiva no relato !! ;) Foi um bom momento e que repetia sem hesitar !
Joel

Joel disse...

;)

Patricia Lousinha disse...

Fantástico! :)

Carlos Martins disse...

A partir de hoje, nunca mais ninguém olhará para o pegar de uma caneta, da mesma forma! :)

Ana Ferreira disse...

LOOOL história delicosa, grande Joel.

José Paulo Santos disse...

para quem seguiu de longe ou de perto esta odisseia, só pode enaltecer a existência do Twitter e às pessoas que criativamente o usaram! Adorei!

José Paulo Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Truto disse...

Que riso de estória, épico!

oculos disse...

Puxa!!!!! Nunca imaginaria alguém aqui fazer isso!! Que fantástico!!!!

Já agora, por que tinha "Brasil" na tela? Falavam de nós? :D

afectado disse...

eu acompanhei o drama do big tasty em directo no twitter... foi épico!!

Pedro Aniceto disse...

Óculos: Vamos pedir um Youtube do Jornal das 18, não me lembro do que era...

mgarces disse...

Brilhante! Ainda dizem que o twitter não serve para nada!!! Momento histórico!!

Bruno Fehr disse...

Bem, esta história despertou-me alguma curiosidade sobre o twiter.

Bastaria que eles não limitassem o numero de caracteres nos textos e até ponderaria mudar-me :)

thorazine disse...

Acho que a piada é mesmo ser limitado, tornado possível conversar sem levar com testamentos em cima..:))

Mario Andrade disse...

Muito bom, sem dúvida. Tenho pena de ter perdido o episódio.
Do it again, do it again :)

Tuaregue disse...

Lindo!!! Eu por acaso acompanhei até ao hambúrguer das filhas do Vasco, mas depois deixei de estar ligado.

Foi uma odisseia espectacular.

Parabéns pela história

Jonas disse...

Não assisti. Soube da coisa aqui pelo Blog. Mas reconheço o ambiente e a partilha e a intimidade que se cria entre perfeitos desconhecidos que, se passassem uns pelos outros, no meio da rua, não se reconheceriam.

Há uns anos valentes vivi o mesmo tipo de experiência, no IRC, apesar de ainda não existirem essas modernices da actualização em tempo real, via mobile. Também não existia a Alberta Marques Fernandes (pelo menos online), o que neste caso parece ser um facto decisivo.

É muito giro, o sentimento de pertença a um grupo que tem em comum o simples facto de terem vivido a mesma situação online.

:)

Telmo Couto disse...

bem... no mínimo, fascinante!

oculos disse...

Jonas: você é a Jonas do #portugal da Undernet, dos tempos da Betsi & Cia????

Jonas disse...

Óculos: A própria :)

Pedro Aniceto disse...

Small world, hum? (Há coisas que eu mesmo não consigo explicar...)

Ana disse...

JASUS!! mais uma que está a querer explorar o twitter à conta dessa história épica ehehehe :))) (vim aqui parar por recomendação do afectado)

grande joel, hem?? tanta coisa por um hamburger ehehehehe. Já agora, um caseirinho era bem melhor eheheeh, menos colesterol e afins... ;-p :D

Pedro Aniceto disse...

Van, não é ELA que está a explorar a história, sou EU. Ela provavelmente nem sabe ainda das proporções que isto tomou entretanto.

Joel disse...

Pedro, será que o McDonalds não nos pagará uns Royalties ? Ainda me ri sozinho no carro esta manhã...

Koshdukai disse...

...e por falar "nisso", q será feito da Betsy (& Cª) do #Portugal ? :)

Jonas disse...

Koshdukai, e já agora o Pikeno, e a Odalisca, e o Prince, e o Fire, e o Spookie, e o Homework, e o Bonvalon, e o Cardeal, e o Kapa, e o Roger e o Rover, e o Kawa, e a lista é interminável :)

Patricia Lousinha disse...

Tudo com os olhos aqui e as orelhinhas na Telefonia!

filipe m. disse...

(Não acredito que ainda ninguém tenha perguntado isto...)

Joel, também faz entregas na Maia? :D

Carlos disse...

A Alberta merece isso e mais; é tão simpática, sexy, e inteligente. Caso para dizer hummmmmmm, que bom.......hamburguer.
Carlos
1az.carlos@gmail.com

Pedro Aniceto disse...

Não te estiques...

Vera Isabel disse...

Que história engraçada!
:D

m.camilo disse...

O Joel pode não fazer entregas na Maia (não queiras mai nada) mas fica aqui lavrado que será obsequiado (que lindo) com uma francesinha quando aqui vier (ao Porto, obviamente). Ofereço eu...

filipe m. disse...

Bolas...

Joel disse...

Camilo: Registado !!! ;)

Unknown disse...

grande historia, ainda por cima o joel é meu amigo. AHAHAHAHAH

Unknown disse...

estes tipos do cao azul www.caoazul.com já fizeram umas t-shirts com o twitter lol


http://www.caoazul.com/loja/product_info.php?products_id=1517

http://www.caoazul.com/loja/product_info.php?products_id=1516

http://www.caoazul.com/loja/product_info.php?products_id=1515

--------------- disse...

Realmente épico! ;)
O Twitter e a interação q este cria, apesar da limitação dos 140 caracteres tem criado ações que, particularmente eu não via desde um tempo em que no Brasil o IRC era muito popular.
A pouco, devido um problema criado pela APCM com nossos legenders que vi mais brasileiros usando o Twitter e interagindo realmente.

Josephine

iCeCube disse...

_GOSTEI!!!

Parabens plo blog, não conhecia! Add aos Blogs :P
www.elite84.net

oculos disse...

Jonas: lembro-me de vc, da Odalisca (que é brasileira), da Betsi, do Tascas (foi namorado da Betsi, creio), da Morgana (que tá em Macau), da Teresa (de Oslo)... Lembro-me de tantos episódios naquele canal... Ah, bons tempos...

Jonas disse...

Óculos: Bons tempos, de facto. Mas os actuais também são bons :)

oculos disse...

Jonas: são sim, mas infelizmente perdi o contato com todo mundo...

Tem notícias da Betsi? Se puder, manda-lhe um beijo!

(sorry PA pelo hijack... :D)

Jonas disse...

Pedro: Corres o risco deste post começar a ser comentado por antigos frequentadores do #portugal da Undernet (não é bom, digo-te já :)

Óculos, não fiqui com o contacto de ninguém, a não ser do Case23 (que trabalhou comigo), do Bart (que trabalha comigo) do McViper e da Irene (de quem sou amiga) e do Superbock (que é meu namorado).

oculos disse...

Jonas: por último, pro PA não tomar um susto, teve algo engraçado no #undernet, lá pelos idos de 1996, 97, que toda vez que entrava alguma Sônia no canal vários usuários gritavam "Ahhhh, os seios da Sônia..."

Levou-me um tempo para descobrir que era por causa de um comercial daí de Portugal, e, até hoje, ao ver belos seios, lembro-me da Sônia... :D

Pedro Aniceto disse...

Levou-me um tempo para descobrir que era por causa de um comercial daí de Portugal, e, até hoje, ao ver belos seios, lembro-me da Sônia... :D

Há poucos dias o Botinhas publicou nos comments do post do cão em que eu vejo dois cães o URL desse video que está no YouTube se não me engano...

Anónimo disse...

Fantástico
tenho pena de n ter "presenciado" virtualmente

(``-_-´´) -- BUGabundo disse...

parece ser uma boa histora pra re-contar num proximo encontro do #nortweeters!

kem aparece?

Netshark disse...

Jonas, Oculos: Nem de proposito, há uns dias atrás estava a arrumar os bytes na antiga pagina do #portugal da undernet e reciclei isto: http://portugal.bolasdesabao.info
Para quem têm nostalgia, deve lembrar-se de muito daquele pessoal, que por lá parou.

oculos disse...

Nossa, Netshark... que fantastico!!!! Ate minha foto tinha la!!!

Que saudade da Betsi... Por onde andara? A odalisca, a zYa... Boas lembrancas!!

ALEX disse...

reconstituição fiel … parece que foi ontem!