12 março 2009

30 anos de Rádio Comercial

Nunca fui um ouvinte de Rádio muito fiel a uma só emissora. Mas cresci numa casa onde o rádio tinha um lugar nobre, muitíssimos anos antes de ser deposto em importância pela TV. Cresci a ouvir programas nocturnos de discos pedidos, fantásticos relatos de Hóquei em Patins disputados em países que eu localizava em mapa-mundi. "Vi" futebol pela voz de quem dizia "Vai Eusébio, remata, Gooooolo!". Ainda hoje sei de cor as frases que se diziam para participar no "Quando o telefone toca" (Candeeiros bem bonitos, modernos e originais...). Ouvi o "Simplesmente Maria", uma rádio novela que fez chorar as pedras da calçada de meio Portugal. Muitas vezes cheguei atrasado à escola por causa do Patilhas e Ventoinha dos Parodiantes de Lisboa. Ainda não começara a ler livros de jeito e já conhecia de cor as tramas e urdiduras da Morgadinha dos Canaviais por via do rádio-teatro. Depois, já mais tarde, muitas vezes fui ao Nimas ou à velha FIL ver o Isidro na "Febre de Sábado de Manhã". E era impensável estar na missa dominical das dez e trinta por culpa do fabuloso "Pão com Manteiga"... A Comercial faz hoje trinta anos e quero desejar a um grupo de amigos que por lá tenho um excepcional dia de aniversário.

4 comentários:

Jorge A. Roque disse...

Eu só acresentava o mítico "Som da frente" que me enchia os fins de tarde (mais tarde passou para os fins de noite), depois das aulas. Muito do que sou hoje devo-o a António Sérgio e ao que propunha que ouvíssemos. Bons tempos.

Parabéns Rádio Comercial

m.camilo disse...

Já agora aproveito, além de dar os parabéns à Comercial, para perguntar se alguém sabe das publicações do programa "Pãocomanteiga"...

Psicotrónica disse...

Eu tenho, algures, os (únicos, penso eu) dois livros que foram editados.
E lembro-me da enfermeira Cedofeita, do Roque e a Amiga, e do programa sobre 'A Queca'...

Os 30 anos da Rádio Comercial foram assinalados no decorrer da Gala Rádio Clube.

Praticamente só oiço rádio... pouco TVejo.

Scissorhands disse...

QUEEE??? Há DOIS livros do "Pão com Manteiga" (PANIS CUM BUTYRUM)??!!

Você acaba de dar cabo da minha vida, agora tenho de ir à procura do segundo! Alfarrabistas em Lisboa, cuidem-se!