21 junho 2009

A origem das expressões

Advogado do Diabo é efectivamente uma profissão existente. Tomada como expressão que designa uma tarefa que ninguém por regra deseja, por ir contra a convicção geral, o "advocatus Diaboli" é a designação de um membro da Igreja Católica que é encarregue de levantar objecções em todas as argumentações documentadas num processo de canonização. Na facção oposta, o membro do clero recebe a designação "advocatus Dei".

7 comentários:

francisco feijó delgado disse...

Ide-vos tornar na concorrência à http://www.hotforwords.com/ ?

Rolando Palma disse...

E já agora... sabem qual é a origem da expressão / tradição de responder "Santinho" ou "Jesus" quando alguém espirra ao pé de nós ?

Sabem ?

botinhas disse...

E já agora... sabem qual é a origem da expressão / tradição de responder "Santinho" ou "Jesus" quando alguém espirra ao pé de nós ?

Entremares: a origem da expressão "santinho" qnd alguém espirra vem do tempo da Gripe Espanhola no início do sec.XX. Bastante parecida com a mais recente gripe suína, à altura era bastante mortal, quando alguém a apanhava o mais certo era mesmo ir ter com os santinhos.

botinhas disse...

No outro dia perguntaram-me a origiem da espressão de origem francesa "à lá gardette". Alguém sabe de onde vem?

Madalena disse...

A do "santinho" sempre ouvi dizer que vem da idade média, quando se pensava que as pessoas que espirram estão possuídas pelo diabo. Era para afastar a besta...

Patricia Lousinha disse...

Eu conhecia com a nuance do "quando se espirra sai a alma e é bom que saibam que a alma é santa." Daí também o "Deus te salve".

m.camilo disse...

Penso que se diz "À la gardere" e não "gardette"...agora vou tentar encontrar a origem (penso que deve ter algo a ver com capa e espada)...depois digo.