16 agosto 2009

Gooooal 2009

Alô adeptos do Ludopédio, escravos de serviços de informação e alertas de golos de futebol, e toda a população em geral que espuma de raiva pelos cantos da boca quando está privada de informação do seu clube de futebol favorito, temos boas notícias para si! Chama-se Gooooal 2009 e caso você não esteja já a correr para a App Store para comprar e instalar esta aplicação no seu iPhone porque nem sequer me concede a leitura destas linhas (eu percebo, também sofro dos mesmos sintomas de privação e abstinência futebolística...), obrigado desde já por ter conseguido aguentar até a, pelo menos, este parágrafo. De onde vem toda a informação que o Gooooal 2009 lhe pode fornecer, é para mim um mistério (embora tenha boas pistas), mas na verdade é um precioso auxiliar de informação. O Gooooal 2009, segundo os seus autores, é capaz de seguir e informar sobre mais de 1600 equipas profissionais de futebol, fornecendo em tempo real os resultados das equipas... Ahn? Bela sopinha! No dia em que a instalei, quis o destino que apenas decorresse um único jogo, entre duas obscuras equipas norueguesas, mas num Sàbado à noite, como o screenshot que aqui publico, estavam a decorrer (pelo menos) sessenta e quatro jogos de campeonato. Isso quer dizer uma coisa: Demasiada informação! Coisa que o Gooooal 2009 resolve por duas vias: O utilizador pode escolher quais as equipas e resultados que quer seguir. No caso, seleccionei da vastíssima base de dados da aplicação, as equipas da Superliga Portuguesa e mais as da Liga Vitalis, indicando ao Gooooal 2009 que as desejo "seguir". O que é que isso significa, pergunta o leitor, significa que por via da tecnologia "Push Notification" do seu iPhone, de cada vez que uma das equipas que tiver decidido "seguir" marcar um golito (no caso do Sport Lisboa e Benfica, um golaço!), o estimado doente-da-bola receberá uma notificação visual (e sonora!), indicativa de que uma das equipas que segue, conseguiu marcar. Essa notificação, é acompanhada de um efeito sonoro (não alterável), de som ambiente de um estádio de futebol em plena celebração. Infelizmente a notificação não informa do nome do marcador do golo.
Enfim, não se pode ter tudo... O Gooooal 2009 é uma aplicação paga, um euro e cinquenta e nove cêntimos, investimento que rapidamente recuperará caso seja subscritor dos serviços de alerta de golos que a generalidade das operadoras vendem. Nos dias que já levo de experiência desta aplicação, também já lhe encontrei alguns pontos menos positivos: Há falhas na base de dados das equipas de escalões secundários, a Liga Vitalis está (ainda) privada das equipas que foram promovidas na época passada e uma das "Push Notifications" que deveria ter chegado durante o jogo Nacional - Sporting, nunca chegou efectivamente ao meu terminal. O tempo dirá do volume de falhas e acertos. Amanhã, que se esgote a minha bateria com as notificações do primeiro jogo de campeonato do Benfica e que as notificações dos golos sofridos nunca cá cheguem...
Actualização: Já bastante tempo depois de ter publicado esta apreciação dei por uma outra falha de notificações (não posso precisar se de resultados na tabela de jogos a decorrer). O Vorskla Poltava, adversário do Benfica na Liga Europa e que eu também escolhera como equipa a seguir, jogou ontem para a Taça da Ucrânia, competição de onde foi eliminado, tendo perdido por três bolas a duas. Essas notificações não chegaram... Em compensação o jogo do meio-dia de hoje (Domingo), Gil Vicente - Penafiel, correu a 100%.

8 comentários:

botinhas disse...

Adicionaste as equipas da liga todas uma a uma? :s

Ana Ferreira disse...

Saiu uma actualização ontem a seguir ao jogo Nacional-Sporting, mas o teu iPhone já te informou disso de certeza, o meu informou (Ó pa mim a proclamar num blog de grande audiência que tenho iPhone)

Pedro Aniceto disse...

Sim, não é nada de deveras complicado.

botinhas disse...

Podia ser que houvesse uma maneira de adicionar uma liga inteira de uma só vez...

Pergunta: A joga com B, apenas A está adicionado na minha lista de clubes a seguir, se B marcar um golo a A também se recebe notificação?

Francisco disse...

não encontro o Rio Ave

Pedro Aniceto disse...

Eu tenho o Rio Ave nas equipas que sigo!

Pedro Aniceto disse...

"A joga com B, apenas A está adicionado na minha lista de clubes a seguir, se B marcar um golo a A também se recebe notificação? "

Não, só te notificam de golos das equipas que segues.

Pedro Aniceto disse...

Mas tens no ecrã LIVE SCORES a indicação do resultado entre a equipa A e a B. Apesar de não seguires a B no quadro de scores ela aparece.