27 dezembro 2009

Junta de Freguesia de Gaio-Rosário

"A Junta de Freguesia do Gaio-Rosário vai realizar a sua reunião pública mensal no dia 29 de Dezembro, pelas 16:00h, na sede da Junta de Freguesia. Convida-se a população a participar, colocando questões relacionadas com a freguesia, no período reservado à intervenção do público."
Efectivamente eu devo ser um bocado lerdo... Só isso justificará que o costumeiro blá-blá da democracia participativa colida frontalmente com o singelo facto de dia 29 de Dezembro ser uma Terça Feira e esta reunião "pública" ter início às 16 horas, hora a que todos nós, os suecos, sabemos ser do domínio dos nossos tempos livres. Será que estou a exagerar? Nem por sombras, principalmente depois de escutar da parte de responsáveis vários do poder local alguns queixumes sobre a fraca participação das populações nas reuniões públicas quando estas são realizadas a horas mais convenientes. Pode muito bem ser uma experiência sociológica...

Nota: Um dos defeitos da simplicidade das comunicações é que por vezes se deixa espaço à divagação por parte dos receptores dessas mesmas comunicações, por falta de mais elementos. Tivesse a generalidade dos nossos órgão democráticos a rapidez de esclarecimento que teve o Presidente da Junta de Freguesia de Gaio-Rosário e teríamos processos de comunicação bastante mais céleres e acima de tudo, mais actuais. (Existe nos comentários deste post um esclarecimento que em abono da verdade urge ler.)

9 comentários:

Jorge Paulino disse...

Olá Pedro!

Li este post e resolvi responder, não com o objectivo de justificar, mas sim esclarecer.

O horário "normal" das reuniões públicas do executivo é das 17:30h às 19:00h (não existe hora para terminar mas é mais ou menos a hora normal de conclusão).

Esta reunião, por ser no período festivo e por existir uma Assembleia Municipal às 21:00h (onde tenho de estar presente), resolvemos antecipar.

De qualquer modo lembrar que à poucos dias atrás, mais própriamente no dia 18 de Dezembro, tivemos uma Assembleia de Freguesia às 21:00h, sem qualquer participação, onde o público pode e deve intervir.

Estão previstas para breve reuniões descentralizadas (no Gaio e no Rosário), onde o inicio da reunião será às 21:00h, não havendo por isso justificação à não participação.

Dizer por isto que este horário é uma excepção e não uma regra. :)

Um abraço,
Jorge Paulino

Pedro Aniceto disse...

Fizeste pois muitíssimo bem em esclarecer. Aliás, no teu lugar e pelas razões que adiantaste eu teria posto lá mais um simples parágrafo dando a entender dos motivos da antecipação. (Digo antecipação pois as pessoas estão/estavam habituadas a outros horários e possivelmente, tal como me sucedeu a mim, estranharão a hora programada). Fica feito o esclarecimento e congratulo-me em saber que temos um presidente "up-to-date" no que ao pulsar da Web diz respeito. Um abraço e continuação de Boas Festas.

Jorge Paulino disse...

Tento estar sempre "up-to-date" no que diz respeito ao mundo web :)

Concordo que um simples parágrafo poderia ajudar a esclarecer e fica desde já registado para eventuais situações futuras.

Obrigado pelo contributo e aproveitando o tempo de antena, um excelente 2010!

Paulo Lousinha disse...

Para quando um blog da Junta de Freguesia? Estão aqui dados os primeiros passos ;)

kincas disse...

Será que essa(s) Assembleia(s) das 21h00 " sem qualquer participação," foi(foram) devidamente anunciada(s)?
Não estou a dizer que não tenha sido, mas cá por este burgo ("minha" freguesia) até votam pelos outros e tudo. Tomam decisões pelo "povo" e em nome deste sem que o mesmo tenha sequer conhecimento de tal.
Mas ele há "presidentes e presidentes".

Jorge Paulino disse...

Sim kincas, são bem divulgados: comercio local, vitrines de divulgação da junta de freguesia, net, e neste caso, até divulgado em destaque em uma folha informativa que foi distribuida a toda a população (nas caixas do correio).

bom amigo disse...

Só quero deixar duas interrogações sobre a forma de coçadelas
A mudança de horário serve melhor a freguesia?
Porque não antecipar por exemplo um dia com horário mais decente?

Jorge Paulino disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Paulino disse...

Olá Amilcar!

Tentando responder as interrogações colocadas:

A mudança de horário serve melhor a freguesia?
Como já referi não se trata de uma mudança de horário, mas sim uma alteração pontual. Para informação, e num horário que muitos pensavam impróprio, tivemos alguma participação e até duas intervenções.

Porque não antecipar por exemplo um dia com horário mais decente?
Porque, como é do conhecimento geral, o executivo desta junta de freguesia não tem qualquer tempo atribuido (meio-tempo ou tempo inteiro), e este horários têm de ser conjugados com os seus horários profissionais.

Jorge Paulino
http://vbtuga.blogspot.com/