25 março 2010

O caçador de pérolas

Temos pena. Temos pena que um Licenciado em Direito goste de "falar caro" sem que tenha a mínima noção do significado das palavras (ou que quem recolhe o palavreado não tenha esse cuidado...). Entendo que possa parecer "bem" aos órgãos de Comunicação Social usar vocabulário (supostamente) fino, mas deveria ter o cuidado de consultar um dicionário, mais a mais agora que estão ao preço da chuva. "Vultuoso" é um adjectivo que tem como significado "Vermelho e inchado", o que, não sendo ironia, me parece ser apropriado. O que o jurista Guilherme Aguiar quereria alegadamente ter dito, seria "avultada", mas Murphy é um sacana sentado num dos nossos ombros à espera de ver a desgraça acontecer.Imagem enviada por Duarte Vaz Pinto

10 comentários:

boloposte disse...

O Aguiar é uma besta. Rivaliza, na minha modesta opinião, com a claque feminina do Nacional da Madeira pelo título de insignificância mais irritante do futebol português.

Fora do futebol, há outras coisas que me irritam também, como os tipos que gostam de atirar pedras aos telhados dos outros sem cuidarem que têm telhados de vidro.

Temos pena de que um gajo goste de ridicularizar o discurso dos outros sem que tenha a mínima noção de que o seu reparo enferma do mesmo mal. Entendo que possa parecer bem pugnar pelo bom uso da língua portuguesa e recomendar aos outros a consulta de dicionários, mas devia fazer-se o mesmo para, pelo menos, não se passar por Frei Tomás.

Pede lá ao sacaninha que está sentado em cima do teu ombro que te recomende um dicionário que, igualmente pelo preço da chuva, tenha todas as acepções de uma palavra como vultuoso. Depois podes ficar "vermelho" de vergonha e "inchado" com o melão da tua própria ignorância, o que, não sendo ironia, me parece apropriado.

(Desculpa os modos, mas não é a primeira vez que cais neste erro; fica com a noção de que és também uma pérola para outros caçadores.)

eduardo disse...

Se um DRAGÃO incomoda muita gente........
unhacas pra fora.....
e, "prontos", lá se vai a patine....
tss tsss tsss
generalistas.....

eduardo disse...

ai, mããããeiii, que pena o sr aniceto não trazer pra esta folha os vultuosos discursos e oratórias dos grandes mestrs da língua portuguesa, de sues nomes, luis filipe vieira e jorge jesus... aquilo é que é um bem falar e bem escrever português...
ai, mê filhe, que o sr aniceto vai-te já safar...
ó mããã~eiii, atã nã vês que o sr. aniceto é lá de báxo e lá nã se diz safar mas apagar e delitrar....

eduardo disse...

e nã sabes mãe, que o sr guilherme aguiar até talvez tenha dito VULTOSO, o que estaria correcto e adequado, mas que o palerma do escriba lhe terá juntado um "U" pelo meio; e que vultoso é o mesmo que avultado?
... e que por vezes os informáticos também são os mais rápidos, os primeiros a ver uma asneira onde ela não existe?..... VULTOSO, VULTOSO, VULTOSO, VULTOSO...
ai, mê filho, que o sr vai-te safar....

srmafia disse...

Bem dito boloposte...Aqui o aniceto tem a mania que sabe escrever, ja lhe deviam ter dito que o blog dele tb é uma bela perola.

Deixa-o la estar com os pseudo-amigos da televisao que ele fica todo contente, o tecnico dos macs.

A.Carrilho disse...

Ó pra eles a cuspir fogo...
Deixem lá isso. O estaminé não é uma estação de serviço.

A.B. disse...

errare canis pulgus est

m.camilo disse...

Nunca o fiz nem o vou fazer agora porque o Pedro sabe-se defender muito bem.
Mas (há sempre um "mas" nestas coisas) o homem não tem o direito de publicar as pérolas que lhe aparecem? E o que está´escrito é uma pérola. (ponto final). Agora se foi o Guilherme Aguiar que o disse ou o jornalista (o que será mais provável) que se espalhou...não deixa de ser uma pérola.
Quanto às restantes provocaçõeszinhas, de benfiquista (crítico, que sei que é) com portistas (doentes) como eu, são bem-vindas e saudáveis porque nunca serão insultuosas. Sabemos separar muito bem os clubes dos adeptos.

Jorge disse...

Acho que estão todos a precisar é de uma indemnização voluptuosa...
Paz e Amor, malta!

Psicotrónica disse...

Bem dizido, Jorge.
E, já agora, com muita fruta e muito café com leite.
E muitos pneus!