02 outubro 2010

Maçãs direitas por linhas tortas

Quando me apercebi da mancha no escaparate e se me instalou a dúvida, no final de um agitado e intenso dia de trabalho, pensei para comigo e para com os comigos de mim que era fruto da minha pouca acuidade visual. Que não, que não era possível que um título de imprensa utilizasse de forma que até a mim (o tipo suspeito) me pareceu exagerada, uma mancha gráfica de um logótipo que já foi de uma marca e que de tão velho, tão obsoleto, foi já banido pelo próprio fabricante o seu uso. Ele há coisas que nunca mudam, a maioria dos decisores de imprensa têm uma diferença religiosa profunda para com as marcas, eles acham que são Deus, as próprias marcas tendem a achar o contrário e vai daí vamos lá pespegar um símbolo que até tem algum (muito) awareness que é capaz de por si só vender mais alguns quilos de papel. Seja! A ironia deste processo é que, enquanto eu negociava uma relação difícil entre o meu nariz e o bordo da chávena de café que na altura ingeria, olhei de novo o escaparate e algo me chamou de novo a atenção. Lado a lado, dois exemplares do mesmo título de imprensa (dita) especializada, similares em quase tudo o que os meus pobres e fracos olhos me permitiam lobrigar, mas ainda assim com assinaláveis diferenças. Foquei o olhar nas capas e desinteressei-me da bica. Interroguei-me se o mercado de consumo português já estava a entrar pela impressão digital de capas diferentes para o mesmo conteúdo. Nahhhh! Não pode ser. Pedi para ver os tomos de perto. Ali estavam, dois exemplares diferentes, um com o logo errado e outra com o signo certo. As capas conseguiram confundir-me por poucos segundos. Sorri. Sorri, para espanto de quem me observava e não deixei de me alegrar com a ironia de um erro tipográfico em que a inserção de cor falhou e devolveu à capa o logótipo que sempre lá deveria ter figurado. Ele há coisas...

3 comentários:

Carlos Fonseca disse...

Admito que consegui ficar confundido… afinal a capa que foi para a impressão era a que tinha o logo colorido mas uma teve um problema de impressão e ficou com o simbolo a preto? Mas que raio de problema de impressao muda as cores de um simbolo e do texto? Ou são duas impressões diferentes? Fui ver o site da bit e realmente têm lá as duas capas… se calhar é mesmo duas capas diferentes para a mesma revista… mas porquê?
http://bit.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=250:bit-145&catid=45:oldbit&Itemid=162

Pedro Aniceto disse...

Ter lá as duas chama-se "Damage Control"... ;)

Rita disse...

Lamento informar, mas não podia ser um erro tipográfico, pois se olhar com atenção, as cores mantêm-se no logotipo e nas restantes imagens a quadricomia... É intencional, hoje em dia é uma tendência na imprensa, para aumentar as vendas a "coleccionadores" e distraídos!