28 novembro 2012

Como construir um camião (VIII)


Sabem aquela sensação estranha que se tem a meio de um projecto, aquele momento em que percebemos que algo não está bem e que precisamos de voltar ao estirador? Está a acontecer-me com este camião. A verdadeira questão aqui é que eu não posso voltar ao estirador porque este projecto nunca lá esteve (e sim, é um erro). Tal como disse no início, esta construção é totalmente feita de memória, sem medidas de qualquer espécie e o projecto visava aproveitar madeiras que tinha empilhadas, sobras de outras actividades. Era essencial (o inferno está cheio de coisas essenciais...) ter feito um diagrama desenhado. Era essencial ter tido medidas e quem sabe (às vezes lá calha), ter feito um modelo à escala, ainda que virtual (um dia vou pedir ao Basílio que me ensine Sketchup à séria...). Era essencial ter planos de corte em sequência em vez de andar a cortar uma peça de cada vez. Isso ter-me-ia permitido perceber que a madeira de que eu dispunha não tinha as dimensões desejadas, que ia ter problemas de dimensionamento (neste momento estou um bocado aflito com as dimensões da traseira da cabine...) e que algumas situações que já tive de remediar nem sequer chegariam a acontecer. É a vida, direi. Isto não é suposto ser candidato a nenhum concurso internacional de design automóvel, mas aborrece-me. Decidi não electrificar, será mais rápido terminar o camião, e na verdade não tenho grande tempo, ainda hoje gastei cerca de dez minutos a lixar uma das "malas" laterais, sendo que dificilmente pegarei nisto outra vez durante o dia, os minutos de amanhã estão condenados por falta de agenda, lá para o fim de semana o tractor estará pronto, com alguma sorte. Assim sendo, e se alguém quiser aprender alguma coisa com os meus erros, eis aquilo que eu faria de maneira diferente se fosse começar agora: a) A proporção Bloco de motor versus Chassis não é a ideal. O bloco é muito alto e a plataforma deveria ser mais larga (resulta numa altura excessiva quando colocada a cabine). b) A madeira onde cortei a cava das rodas é demasiado fina (problema já descrito anteriormente) e todo o conjunto deveria ter evitado a colocação da peça transversal que as segura ao chassis.

Sem comentários: