20 janeiro 2013

Cloud Atlas

No dia em que vi Pulp Fiction pela primeira vez, calhou só ter começado a ver a fita já para lá da metade. Voltei no dia seguinte para rever o início e acabei por vê-la seguramente mais três vezes. Nunca percebi o diabólico ritmo da montagem, ficou-me para sempre como exemplo de uma história entrecortada por outras histórias. Nunca percebi verdadeiramente o argumento e condenei-o ao esquecimento, o que é paradoxal porque ainda hoje é dos filmes dos quais mais cito de memória diálogos inteiros. Condenei-o eu, a crítica e a Academia fizeram o favor de me desdizer.

Acabei de ver Cloud Atlas. Condenei-o. Vai ganhar Óscares. Escrevam isto.

P.S.- Este é o meu post mais efémero. Nem um minuto depois desta minha extaordinária previsão, o Jorge Mourinha fez o favor de me informar que a Academia decidiu ignorar Cloud Atlas na sua lista de nomeações. Sendo assim, provado que está que não ganhará Óscar algum, vai apenas ser um filme difícil, complexo, com um ritmo de montagem diabólico e que se arrisca a tornar-se um filme de culto.

Fabienne: Whose motorcycle is this? 
Butch: It's a chopper, baby. 
Fabienne: Whose chopper is this? 
Butch: It's Zed's. 
Fabienne: Who's Zed? 
Butch: Zed's dead, baby. Zed's dead. 

3 comentários:

Patricia Lousinha disse...

By each crime and every kindness we birth our future. Muito bom. Mesmo.

Netshark disse...

Não acho que ganhe qualquer Oscar. Tem uma historia que resulta bem em livro, mas é muito confusa no ecran.
E como estamos perante um duo de realizadores bem conhecidos por causar confusão e deixar narrativas com pontas soltas, o resultado é apenas um filme bom, quando podia ser excelente se fosse mais simples.

José Borregana disse...

Os óscar são coisas para os cães da industria americana ladrarem. Por exemplo: Filmes de culto : Fight Club - óscar efeitos especiais e efeitos sonoros??? Melhor filme desse ano Gladiador (ta tudo dito)

Blade Runner - só 2 nominações, nenhum óscar. Melhor filme 1982 ET.

Basicamente só blockbusters ganham e na sua essência filmes medianos.