24 julho 2006

½(d + 2h + w)² = 2(w + h)²

Santos. Sara Santos. É portuguesa, matemática na Universidade de Manchester e não tendo descoberto a pólvora, permitiu à Amazon economizar uns larguíssimos milhares de Libras evitando o desperdício de fita-cola e papel de embrulho na embalagem de compras na popular loja online, definindo a fórmula perfeita para o cálculo correcto do papel de embrulho que um qualquer computador há-de cortar. Para mim, o último dos embrulhadores de presentes, a quem os clientes de uma loja de informática pediam por favor para que eu não embrulhasse as compras, é uma benção! A todos os que sofrem em silêncio, Natal após Natal confidencio o segredo: " d é igual à profundidade da caixa, h a altura e w a largura).

16 comentários:

botinhas disse...

OK, eu tenho d,h e w. E agora como sei o tamanho do papel de embrulho?
Ainda por cima a equação não é valida para, por exemplo, d=1, h=2 e w=3...

Pedro Aniceto disse...

Tá sossegado pá! Acabei de me cortar na folha!

Pedro Aniceto disse...

http://tinyurl.com/edlbq

Pedro Aniceto disse...

santos@maths.manchester.ac.uk :) Fetch, boy! Fetch!

Ana Ferreira disse...

Mas, rapazes, onde estão os sinais? Não há ali uma subtracção, uma multiplicação, uma divisão, aquele 1/2 é o quê? Meio presente? Meio papel? Eu vi a reportagem e o embrulho ficou perfeito. Isto sugerido nas lojas... bem capaz de os donos nos ficarem agradecidos e ainda fazem um desconto nas compras... digo eu ;)

Pedro Aniceto disse...

Os "Sinais" é na TSF!

Ana Ferreira disse...

:) também não estão lá

Ana Ferreira disse...

Já sei, perguntei a um professor de matemática: ½(d + 2h + w)² = 2(w + h)² é o mesmo que ½ x (d + 2h + w)² = 2 x (w + h). Bora botinhas vamos embrulhar garrafas de brisa maracujá

botinhas disse...

Embrulhamos, mas só as vazias! ;)

Anónimo disse...

Realmente a formula é ridícula.
Deve ter saído agora no exame de matemática para o acesso ao ensino superior.
Um quadrado dos dois lados da equação? Não daria para "poupar" operações?
E faltam os dados do papel (largura e altura) ou pelo menos um desses (que pode ser só para um tipo de papel com a mm altura)

Anónimo disse...

kincas,
"Realmente a formula é ridícula" até pode ser mas "permitiu à Amazon economizar uns larguíssimos milhares de Libras".

É tudo uma questão de números. Contudo esta fórmula permite além da poupança de papel utilizar apenas um pedaço de fita-cola e alinhar o padrão do papel.

Parece que quem sai a ganhar é mesmo o consumidor final, uma vez que amazon não oferece o embrulho ;). Por £2,98 a amazon faz o embrulho e ainda manda um cartão.

É uma boa forma de mostrar aos "miúdos" para que serve isto da matemática.

Paulo A. Silva

Pedro Aniceto disse...

Devo confessar que acho a ideia de acertar o padrão um absoluto mimo! Eu não tenho a mínima sensibilidade para estes detalhes e fico fascinado a pensar em algo que nunca me passou pelas meninges, essa de acertar o padrão... (E não estou a ser irónico!)

Pedro Aniceto disse...

Essa de um só pedaço de fita cola é genial! (Eu uso uns seis, sendo certo que os 3 primeiros vão parar ao lixo porque têm o péssimo hábito de se colar uns aos outros, enervando-me e fazendo-me enrolar tudo numa bolinha enquanto desfio impropérios tipo "Ai que coisa mais aborrecida...")

Pedro Aniceto disse...

Neste último post a ironia voltou! ;)

Anónimo disse...

Gosto dessa ironia ;)

Acho que aqui nem se deve bem ter em contra se é importante ou não. Poupar uns cm2 de papel talvez seja irrelevante. Parece-me que no fundo aqui está uma prova de que tudo gira em torno dos números.

Na minha zona não existem galinhas que imprimam no ovo a data de validade, mas todos a trazem.
Há pouco tempo expliquem o porquê e como se obtém estas datas.
Espantada ficou a senhora quando lhe disse que seria possíve indicar o dia da semana bem como a hora (expressa ao segundo e talvez ao milésimo de segundo) em que o ovo supostamente (para não dizer estatisticamente porque não se trata de uma estatística no verdadeiro sentido do termo) atingirá um nível de qualidade baixo.

Números são números e esses não enganam!
Paulo A. Silva

Anónimo disse...

onde se lê "contra" deve ler-se conta
onde se lê "expliquem" deve ler-se expliquei
onde se lê "possíve" deve ler-se possível

Para quando um teclado retro-iluminado nos iBooks.
Tenho que treinar mais com o Dvorak - Qwerty ;)