08 setembro 2007

Funerais

Trago nota de dois serviços fúnebres. Ambos verdadeiramente impressionantes pelas emoções neles contidas e expressas. Luciano Pavarotti, cujo féretro deixava a Catedral de Modena ao som da sua própria voz, Nessun Dorma a esbater-se nos violinos desenhados por Puccini. São quarenta e cinco segundos que me arrepiam e me fazem ficar estático, tão estático como mão tremente de um carabinieri que não consegue fazer uma continência perfeita. Um outro serviço fúnebre que me foi recordado por Bruno Nogueira, o de Graham Chapman, membro dessa genial e fundamental troupe que dá pelo nome de Monty Phyton e autor desse momento ímpar chamado "Dead Parrot Sketch". Quem esperava um elogio fúnebre pesado e adaptado à circunstância, esperou em vão. Ao contrário, as linhas ditas por John Cleese, são autênticos murros no estômago e ao mesmo tempo um tributo à altura do falecido. Que, ao que se lê por aí, não ficaria absolutamente nada triste.

9 comentários:

Anónimo disse...

E diz.me a dona da mercearia, enquanto me tento abstrair do seu bigode e passo das alfaces à salsa: é a vida, menino! É a vida... E de repente: Como é possível?-diz o meu marido. O Ricardo sofreu um golo que só visto! Portugal sofre um golo de costas! É a vida, meninos! É a vida...e não posso dizer um palavrão?

Ana Ferreira disse...

POis eu também assisti a um funeral... o jogo de Portugal com a Polónia, só que a marcha fúnebre é constituída por um Nuno Gomes inacreditável e um seleccionador de ..... (não coloco as palavras correctas para não obrigar o dono do estaminé a meter estes comentários em moderação.

Ana Ferreira disse...

Ah e prevejo mais Nuno Gomes na próxima quarta-feira

Pedro Aniceto disse...

Pois congela essas palavrinhas pois podes vir a ter de as engolir...

Anónimo disse...

Realmente, Scollari devia ter visto este belo momento de coerência intelectual....como não viu.....vai daí um nulo (Gomes) e um azelha deitam por terra todas as frases feitas futebolísticas.
Enfim, sina, fado, droga, loucura, morte.
Hoje, Domingo, vou dar uma volta até ao "meu" estádio - Dragão - para repor a minha moderação.

ana v. disse...

Que se lixe o futebol.
Este serviço fúnebre é exemplar e à altura dos grandes Monty Phyton!! Afinal de contas, FUNERAL começa com FUN, a palavra que melhor se aplica ao grupo inglês...
Gostava ter um funeral assim - o mais tarde possível, claro!

Ana Ferreira disse...

"Pois congela essas palavrinhas pois podes vir a ter de as engolir..." Ainda bem que és um homem de fé, eu não o sou definitivamente, ermmm mulher... de fé... no seleccionador

filipe m. disse...

Será que depois disto também precisaram de activar a moderação nos funerais? ;)

Ana Ferreira disse...

E pronto, hoje lá houve mais uma contribuição para a marcha fúnebre e o cortejo ia messsmoooo muitoooo lentooooo, até pensei em gravar o jogo para depois ver durante as minhas insónias, seria tiro e queda. Por falar nisso vou dormir que estou a cair de sono.