12 outubro 2011

iPhone 4S Siri Demo


É público algum cepticismo meu sobre o Siri, o software de reconhecimento contextual de voz do novíssimo iPhone 4S. Este cepticismo é baseado no actual software de reconhecimento vocal que não é 100% fiável aos comandos de voz e exige indicações "primitivas" como "LIGAR", "TOCAR" e/ou outras. A diferença está que o Siri reconhece contextualmente, o que em teoria poderá permitir ao utilizador uma linguagem "Normal" composta de frases banais, que o software interpretará e responderá vocal e processualmente com a aplicação que lhe parecer mais apropriada. Vimos uma Demo há dias durante a Keynpte de apresentação do iPhone 4S, demo essa que foi suficientemente impressionante para me deixar curioso. Agora, neste video da Stuff.tv, uma demo em ambiente menos controlado, demo sem qualquer tipo de erros ou má interpretação, deixa-me ainda mais curioso. A ser replicada em língua portuguesa, esta demo faz antever um glorioso dia para os terminais móveis Apple.

6 comentários:

Miguel disse...

Deixou-me sem palavras...

O Gato Preto disse...

Pareceu-me que durante a keynote o Siri funcionava ligando-se ao servidor da Apple para efectuar a conversão ou entendimento "fora do telefone" dado que que mencionaram que tinha que "connect to our servers" os algoritmos devem ser tão Top Secret que não estão presentes no telefone de maneira a não serem copiados, no entanto isso pode significar alguma lentidão em 3g, ou com fraco sinal wi-fi. Aguardemos, principalmente pelas nuances do Português, especialmente dar um 4s a um Açoriano para experimentar por exemplo, ehhehehehe.

Daniel Correia disse...

Ve também este video.
http://youtu.be/5mNcnj2l6RE

O siri usa servidores externos para a conversão da voz para texto. Depois analise do texto é que é feita pelo siri, pelo que pude perceber.

José Moura disse...

Estou pasmado...

A.B. disse...

O que é então o SIRI? Pode ser implementado em aparelhos como o iPhone4 ou o iPad2?
É software, hardware, está no terminal ou não?
Quando vi a apresentação não percebi bem. Mas "o que é" influencia as decisões de compra, tanto como "o que faz" - estou a precisar de um iPad, mas se o SIRI fôr autónomo e não depender de rede, posso esperar. Mas se fôr software, ou bastar ter acesso à rede, e puder instalá-lo num iPad comprado agora ou no meu iPhone, então não espero.
Alguém sabe?

Pedro Aniceto disse...

O SIRI é software. Já foi demonstrado que pode ser implementado em iPhone4 mas duvido que a Apple o autorize... Não tenho info sobre iPad. Para já, permanece uma feature do nobo iPhone 4S