04 fevereiro 2013

Poker CoPilot (Análise App Mac OS X)



Poker Copilot – Esmiuçar os resultados de poker em Mac OS X

Não é que eu, repentinamente, tenha enveredado pelo poker, um jogo que claramente tem, nos últimos anos, angariado uma generosa e bastante perceptível falange de adeptos entre  os portugueses, recordando-me até com devida distância no calendário, de uma outra "febre" de pano verde a que assisti nos finais dos anos 70, a do Bridge. A enorme diferença para a actualidade e que hoje em dia temos ferramentas que ajudam a tornar menos penosa a curva de aprendizagem e passada essa fase, facilitam a optimização e apuro das técnicas de jogo.

Ainda que eu, Pedro Aniceto, o não jogue, estou profissionalmente ciente das soluções existentes no mercado para  a plataforma Apple e quase por dever de ofício, obrigado a conhecê-las e a mencionar-lhes a existência e, quando sobressaem, a  analisá-las. É o caso em apreço, o Poker Copilot, o mais conceituado software de análise de jogo para Mac OS X. Suportando os sistemas Poker Stars, Full Tilt Poker, Winamax, Merge Network, Party Poker e Ongame Network, integra-se de forma automática no seu jogo, tornando desnecessária a intervenção técnica na instalação e progressão da análise. Precisamente por não estar na minha zona de conforto, veio em minha ajuda o leitor João Lourenço que  produziu a análise que se segue.

"Quem já jogou mais que um par de mãos de poker online, sabe que um software de análise dos nossos resultados é absolutamente imprescindível. Afinal, se queremos lucrar com o poker, é preciso melhorar constantemente o nosso jogo. E para isso precisamos de saber quais são os nossos pontos fracos.

Existem diversas soluções para utilizadores Windows, mas para OS X as opções são mais limitadas. Decidi experimentar o trial de 30 dias do Poker Copilot, pois das diversas aplicações que encontrei para OS X, esta parecia ter o melhor suporte e desenvolvimento mais activo.



A primeira impressão não podia ter sido melhor: obedecendo às convenções que a Apple promove, o Poker Copilot tem uma interface limpa e fácil de utilizar. Ao contrário da maioria das aplicações deste tipo, que exige que o utilizador introduza manualmente as configurações das casas de poker instaladas no seu computador, o Poker Copilot detecta e processa todas as configurações de forma automática. Na realidade, este software está tão polido que não tive de alterar uma única opção desde que o utilizo.

Até a HUD (heads-up-display) que, por norma, é bastante chata de configurar nos outros softwares, ficou correctamente configurada sem intervenção manual. Para os menos experientes, uma HUD permite analisar o estilo de jogo dos nossos adversários, como mostra o seguinte screenshot que tirei enquanto jogava:



Após jogar algumas mãos nesta mesa, o Poker Copilot detectou automaticamente que ali o Chewbacca (com moldura a verde) é um grande peixe (na gíria, um mau jogador). Já o jogador com a moldura vermelha é uma pedra (pois só joga as melhores mãos). Esta informação é extremamente importante enquanto jogamos, pois dá-nos a conhecer o estilo dos nossos adversários, permitindo-nos assim explorar as suas fraquezas.

Para evidenciar as nossas próprias fraquezas, podemos facilmente ver os nossos resultados processados pelo Poker Copilot. A aplicação processa cada mão que jogámos, fazendo de seguida uma análise estatística que permite perceber a forma como estamos a jogar. Os resultados podem ser apresentados de forma numérica ou gráfica.


Além disto, ainda existem detectores de falhas automáticos que, através da análise das nossas estatísticas, indicam possíveis pontos fracos e faz sugestões de como podemos melhorar esses aspectos.

Resumindo, se jogarem poker online num Mac, recomendo vivamente o Poker Copilot. É uma ferramenta muito completa e fácil de utilizar, que tem todas as funcionalidades desejáveis numa aplicação deste tipo."

Mais informação em Poker Copilot.





Sem comentários: