28 abril 2013

O luto

É um costume muito praticado em Portugal (e também já dei por ele em Itália), o de "anunciar" o falecimento de alguém por meio da afixação de uma cruz negra na porta de um estabelecimento comercial e o consequente encerramento do mesmo por motivo de luto. Nunca vi este gesto em casas particulares (assim como nunca vi os "escritos" de arrendamento em estabelecimentos comerciais - mas isso é outra história). Aquilo que eu acho sociologicamente interessante, é que a pergunta "Quem é que morreu?", nunca é respondida nestes avisos (e é, por razões óbvias a primeira pergunta a ficar sem resposta). Não sei se o hábito não escrito visa promover a interacção, mas é tremendamente curioso que, se se quer comunicar algo, que fique a tarefa a meio.


Actualização: Diz-me a Patrícia e a Maria (via Twitter) que algumas casas cobriam o brasão com um pano negro e que é costume mais a norte, fazer acompanhar a cruz da foto do falecido. Desconhecia isto, mas faz mais sentido.

3 comentários:

Patricia Lousinha disse...

Deve ser conforme a região. De Coimbra para cima, o habito é a cruz acompanhar a fotografia...

Se calhar "há" medida que se sobe o país a proximidade é maior.

(gosto de agás em tudo…)

@martasta disse...

Na "minha terra", perto de Coimbra, a cruz é acompanhada da fotografia assim como da informação da hora e local do funeral. Tarefa completa, portanto.

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.