15 julho 2013

Mobiliário urbano e informação (Moita)


Os utilizadores da rede de transportes públicos do Concelho da Moita, conhecem infelizmente bem demais esta situação: a inexistência de um único horário exposto aos munícipes que pretendam ver respondida a singela questão: “A que horas passará o próximo autocarro da carreira que pretendo tomar?” A pergunta, em si mesma, é legítima, como perfeitamente legítima é a pretensão pública de que os operadores de transporte público possam resolver esta gritante falta de informação. Mas como? Os espaços próprios do mobiliário urbano ao dispor dos utilizadores estão ocupados por informação que, apesar de relevante no contexto cultural, nada acrescenta à necessidade do utente que quer ver respondida a questão inicial. Que me importa então, enquanto utente, que me seja fornecida informação de carácter cultural em vez de um horário das carreiras de autocarros? Não é por falta de local para afixação dos mesmos, pois os locais existem (e basta sair das fronteiras do Concelho para perceber que todos os vizinhos utilizam esses mesmos espaços de forma racional em vez de os usar para outros fins...). E  a informação pode coexistir, pois basta imprimir esses mesmos horários numa pequena área do cartaz de informação cultural que é renovada todos os meses. Então porque é que isso não é feito? Será necessário ser-se um génio da gestão autárquica para enfrentar e resolver um problema que é detectável por qualquer pessoa? A resposta é “não” com toda a certeza. Então porque é que este tipo de situação subsiste durante anos sem ser respondida? É incompetência, desleixo, ou pura e simplesmente um “deixa andar” incompreensível para quem necessita desta informação? 
Se os responsáveis descessem à terra, e vivessem em concreto as dificuldades prátics dos seus eleitos, talvez porventura alguns problemas o não chegassem a ser.


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