30 setembro 2013

Autárquicas 2013

Como alguns de vós perceberam, estive directamente envolvido na questão eleitoral da Campanha Autárquicas 2013, onde integrei a lista do Partido Socialista na candidatura a esta Câmara Municipal. Uma vez que as perguntas sobre resultados são múltiplas e de várias origens (vocês são muitos, e eu apenas um), deixo a súmula dos factos mais relevantes sobre a votação e o seu significado.

Resultados finais do apuramento das Freguesias do Concelho da Moita.

Como o demonstram os resultados, a população do Concelho manteve a intenção maioritária de voto na CDU. Aceito esta decisão, é democrática, mas não consigo entender a razão de uma população que aceita e renova a confiança numa gestão camarária ruinosa (e perigosa) que coloca a dívida do município em valores aterradores (preocupantes é muito pouco). Uma Câmara que está endividada desta forma, que coloca em alerta décadas de gestão futuras, que se auto-financia nas cobranças que faz aos seus munícipes (a titulo de exemplo, as taxas de resíduos sólidos urbanos que mensalmente são cobradas a tempo e horas, não têm reflexo nos pagamentos às empresas que fazem o respectivo tratamento, cujos prazos de não recebimento são absurdamente estratosféricos). Uma Câmara que está impossibilitada de se financiar por supervisão do Governo Central, uma Câmara governada por uma maioria autista, que de democrático tem o discurso mas não a acção (o Executivo deixa sem pelouro a vereação eleita pela oposição), uma Câmara de um Concelho que tem os piores índices de desenvolvimento do Distrito de Setúbal e alguns ainda mais vergonhosos em termos nacionais.

É esta a Câmara a que a maioria da população do Concelho da Moita decidiu renovar a confiança e o mandato. Aceito mas não compreendo. E é por isso que mantenho o lema desta candidatura, Um novo rumo para o Concelho da Moita. Esta campanha continua, na observação da gestão, no apontar de novos caminhos, no esclarecimento e no contraditório. Porque a fidelidade política, mesmo quando nos é adversa, terá sempre espaço para o debate. Isto entre instituições que não se apregoem apenas como democráticas, mas que o levem à prática.

A todos quantos durante estes meses me fizeram chegar o seu apoio, o meu agradecimento público. A luta continua.


3 comentários:

ZeCompadre disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ZeCompadre disse...

Estás a ver aquelas palas que se usavam nos animais nas carroças ? Militantes da CDU e PCP são tipo isso só vêem a direito. É discutível esta minha opinião mas é a minha, ainda estou em Portugal e pelo que sei ainda é um pais em que há liberdade de expressão :)

Psicotrónica disse...

Segundo o que acabei de verificar no site da CNE, os resultados (ainda preliminares) da eleição de ontem, no concelho da Moita, foram:
PCP-PEV 45,42% (10.900 votos) 15 pessoas eleitas
PS 24,70% (5.927 votos) 8 pessoas eleitas
B.E. 9,06% (2.173 votos) 2 pessoas eleitas
PPD/PSD 6,36% (1.526) 2 pessoas eleitas

Está escrito no comunicado do Sr. Manuel Borges (que, penso, será do PS, "No nosso concelho os eleitores votaram maioritáriamente na CDU,..."

Isto, em minha opinião, é DEMAGOGIA. O PS obteve um pouco mais de 50% do número de votos que o PCP-PEV (uma coligação) recebeu, e viu eleitas 8 pessoas (50% do número de pessoas que a coligação PCP-PEV viu eleitas. Mais uma vez afirmo que são AFIRMAÇÕES DEMAGÓGICAS.

Já que estas pessoas, do PCP-PEV, PS, BE e PSD foram eleitas pelos munícipes para dirigirem os destinos do concelho, sugiro a todos esses eleitos que SE DEIXEM DE MERDAS e COLABOREM UNS COM OS OUTROS no sentido de SERVIR A POPULAÇÃO que os elegeu! Foi para isso que foram eleitos, não para se entreterem com tricas e joguinhos de poder.