05 novembro 2013

iFundNews.com


Na próxima Terça-feira, dia 12 de Novembro às 17:00 Horas, na Sala de Conferências da Torre do Tombo, apresentação pública e lançamento da plataforma iFundNews, um projecto que visa trazer ao leitor uma plataforma jornalística completamente independente. Espero ver-vos por lá.


Manifesto iFundNews

A função primeira do jornalismo é informar – dotar o cidadão de um conhecimento informado que lhe permita não só acompanhar o que se passa à sua volta, mas tomar parte ou posição face àquilo que o rodeia.
Assim, o jornalismo assume função primordial numa democracia, pois é o meio elementar que dota o cidadão da informação necessária para que possa cumprir com o seu papel no meio em que se insere.
Se a informação não é veiculada de forma fluida, clara e transparente, a divulgação não acontece, a pluralidade de ideias e posições deixa de estar patente, o debate não é estimulado, o confronto de ideias desaparece. E a democracia perde a sua essência.
Infelizmente, este é um retrato, ainda que tosco, do Portugal de hoje.
Porque os órgãos de informação têm vindo a desinvestir progressivamente nas suas redacções, que têm hoje estruturas tão reduzidas que são incapazes de cumprir com a verificação e validação das notícias e das fontes; e de dar ao leitor a necessária multiplicidade de pontos de vista e de posições.
Porque os órgãos de informação são detidos por grandes grupos económicos, indistrinçáveis do poder político, o que lhes tolda os princípios básicos da independência, transparência e isenção.
A premissa de que a informação, hoje, está acessível a toda a gente não é verdadeira.
Neste contexto, e com o sério propósito de dotar o jornalismo de ferramentas que lhe possibilitem cumprir com a sua função primeira – a de informar – e, assim, cumprir com o seu papel fulcral numa democracia, surge a iFundNews – uma plataforma online, independente, disponível para a publicação de trabalhos jornalísticos, acessível ao público em geral.
A iFundNews é detida pela EdgeInnovation, empresa portuguesa de consultoria, outsourcing e inovação em TI, que, no âmbito da sua área de inovação e no intuito de devolver ao jornalismo meios para que cumpra a sua função cívica, própria de uma democracia, desenvolveu esta plataforma.
Para garantir a imparcialidade da plataforma, a iFundNews apenas valida a inscrição dos jornalistas na plataforma através da sua carteira profissional. Garante da independência jornalística, os artigos são financiados em crowdfunding. O compromisso da iFundNews de não intervir, de nenhuma forma, na escolha, edição ou revisão dos artigos propostos ou publicados, é o garante da sua isenção.
A iFundNews é a casa e o veículo do jornalismo independente.

Sem comentários: