08 outubro 2006

Come in, Kirk!

Dia vinte e muitos deste mês tenho de apresentar o trabalho final do Curso de Formação de Formadores que actualmente estou a frequentar no IEFP. Dado que elevei (quem sabe se demasiado) a fasquia com a primeira apresentação que recebeu o baptismo de "O Barquinho" (Ou como iniciar a contrafacção de têxteis chineses), uma fábula contada a adultos a fazer de conta que são crianças, obra que esteve em cartaz durante doze minutos com assinaláveis resultados, estou aberto a sugestões temáticas. Podem sugerir o que quiserem, uma vez que estou absolutamente aberto a fugir a assuntos do domínio profissional.

20 comentários:

botinhas disse...

Estará na altura de tirar um coelhinho gestor da cartola? ;)

Pedro Aniceto disse...

O Coelhinho Gestor é demasiado extenso para ser "encenado" em doze minutos. Para além disso o "corpo" da história assenta numa punch line que nem toda a gente percebe. É demasiado arriscado. Pensei numa homenagem a Coriolis, afinal de contas toda a gente conhece os efeitos das suas leis e estudos, mas ninguém sabe quem foi. But keep them coming.

Ana Ferreira disse...

Quem?

Pedro Aniceto disse...

Coriolis era um tipo de quem te lembras muitas vezes quando abres o ralo do lavatório ou quando tens de destorcer o cabo do secador de cabelo...

Anónimo disse...

Lembro-me de um episódio dos Simpsons em que o Bart tenta desafiar a força de Coriolis na retrete, e não conseguindo telefona para a Austrália para se certificar que realmente no hemisfério Sul a água drena no sentido dos ponteiros do relógio, resultando daí um acidente diplomático (para saber como, é melhor ver o episódio)...

P.S. Voltado da Ilha Esmeralda enviar-lhe-ei a uisce beatha amanhã ou depois, infelizmente com receio de não poder passar pela loja duty free do aeroporto, pois o vôo foi cedíssimo, comprei na cidade o Black Bush pois o que eu queria mesmo arranjar-lhe era o 1608, fica para a próxima...

Um abraço

Pedro Aniceto disse...

Go raibh maith agat, Daniel!

Pedro Aniceto disse...

Aqui o "urso" meteu uma vez uma dentro de um saco que pousou com demasiada força no chão de uma loja em Cork... You know the drill... Mal empregado. Obrigado de novo, Daniel!

Anónimo disse...

Tá fáilte romhat!

Ana Ferreira disse...

"Coriolis era um tipo de quem te lembras muitas vezes quando abres o ralo do lavatório ou quando tens de destorcer o cabo do secador de cabelo..." - Juro solenemente por minha honra que nunca pensei no Coriolis quando faço essas tarefas, ainda hoe destorci o fio do ferro de engomar e não pensei nele, não sei em que pensei já, mas não foi no Coriolis ;)

Pedro Aniceto disse...

E nunca te interrogaste sobre as razões do fio se enrolar, ou do sentido do remoinho da água no ralo?

Anónimo disse...

Na minha primeira apresentação, dei um curso relâmpago de nós de escalada, na segunda sobre a confeição de bacalhau de natas. Estou a dias de ter que renovar o CAP e estou a pensar seriamente em falar sobre cuidados geriatrico-paliativos... sugestões? Difícil, nem para mim as tenho. Gnomix

Pedro Aniceto disse...

Sabias que o CAP vai passar a ter renovação automática? (2007)

Ana Ferreira disse...

Não nunca me interroguei :) eu sou sou pouco interrogativa, bom ponhamos a coisa de outra forma, sou selectiva ;)

Pedro Aniceto disse...

Artistas! ;)

Pedro Aniceto disse...

Mas a ideia subjacente, do "Formar um Formador" é interessante. Só lhe noto a falta de alguma interactividade (muito cotada). Vai para a lista.

Anónimo disse...

Estou a ficar fascinado com este post (e com os comentários, claro...!)

Para já, porue tenho CAP e não tive de passar por isso (azar o meu!)...

Depois, porque qualquer dia também tenho de renovar o meu... mas se dizes que passa a ser automático a partir de 2007... continuo com azar!

Explica lá melhor como é isso... Tens de fazer umas apresentações, do tipo: "ensina lá aí uma coisita à malta, a ver se tens jeito"?

Podes sempre ensinar alguém a ler! Ou a escrever, que é muito mais dificil. Mas a interactividade é garantida!

Pedro Aniceto disse...

É. Tu, na tua qualidade de formador apenas submeteste o processo e a coisa foi-te concedida sem teres de gramar o curso. Também eu podia ter feito o mesmo mas estupidamente deixei rolar os prazos e quando me lembrei, era demasiado tarde. Durante este curso tens de fazer duas aoresentações (simulação de formação). A apresentação é feita ao teu grupo. filmada pelo teu formador e visionada e dissecada pelo grupo perante uma grelha de avaliação de parâmetros onde és autenticamente esquartejado pelo grupo e pelo formador. Próximo do final do curso tens de fazer uma segunda apresentação e volta a repetir-se o processo para se verificarem (nos casos felizes) as evoluções nos parâmetros analisados. Claro que há muito mais que isso, eu posso mandar-te os conteúdos programáticos de todo o mês por email.

O Coriolis hoje teve azar. Ele e a minha ideia peregrina de fazer um segundo tema "livre". Fiquei hoje a saber que o tema é obrigatoriamente relativo à minha área profissional-

Anónimo disse...

Mas tu como és o homem dos 7 ofícios...

Anónimo disse...

Bolas!

Agora que eu te ia propor que fizesses uma aula prática acerca da 'técnica da armação da piscócia', vens tu com o argumento da área profissional...

Bem, podes sempre incluir no teu currículo vários verões de estágio na tal actividade. :)

Good luck!

Anónimo disse...

Área profissional?

Ok, apresenta umas receitas com maçãs...talvez te safes!

JC