26 novembro 2012

Como construir um camião (VII)


A estrutura teoricamente mais complicada, a das cavas das rodas, foi aplicada. E é aqui que surge o primeiro erro estrutural do projecto. Tinha prometido a mim mesmo que este camião só iria receber madeira de pequenas sobras, mas estive quase a quebrar essa promessa. A espessura das madeiras que tinha em casa é manifestamente insuficiente para a necessidade de preenchimento entre a cabina e a lateral exterior. Um dia de chuva e uma agenda deveras complicada em termos de tempo fez com que avançasse com a madeira que tinha. A estrutura das cavas não acompanha a lateral da plataforma base (e não queria que os pneus ficassem excessivamente expostos) e foi preciso procurar uma solução de compromisso, que acabou por se revelar demasiado frágil em termos de colagem. O futuro utilizador deste camião não levaria mais de dez minutos a mostrar-me isso mesmo se estes guarda-lamas não estivessem reforçados pela barra transversal visível (1). O segundo aborrecimento veio do facto do parafuso de aperto do meu conjunto de serras circulares (que iriam permitir cortar a curva dos guarda-lamas) se ter moído o que não me permitiu cortar mecanicamente as meias-luas. Acabei por fazê-lo à mão e se numa delas o resultado está satisfatório, na outra nem tanto. (1/2). O espaço deixado em aberto entre a cabina e as rodas (3) virá amanhã a ser preenchido pelas peças que hão-de suportar os faróis. Mas antes tenho de resolver o problema dos cortes em meia-lua, provavelmente com uma visita ao chinês mais próximo. Seguem-se como disse, os faróis e a segunda metade da cabina. Depois é atirar-me ao trailer e decidir várias coisas, entre as quais se o trailer será ou não aberto, se terá portas e por fim se electrificarei o conjunto com LED nos faróis e farolins de presença (frente e traseira). Tenho ainda por resolver o engate do reboque. Mas lá chegarei.

3 comentários:

Frederico Lopes disse...

Se servir de alguma coisa, quando era puto improvisei um engate de reboque com uma coisa destas:
http://www.yale.com.br/Yale/Yale_co_uk/Secure%20your%20home/Door-chain-524x224.jpg

e como hás vezes há disto nas tralhas não usadas que é o objectivo do camião.

o ideal é usar a parte mais curta que fixa na parede, o maior desafio deve ser fixar bem o engate ao reboque.

Pedro Aniceto disse...

Engenhoso, mas estava a pensar em algo mais discreto (sem nunca me esquecer que o "motorista" tem apenas três anos)... Obrigado

Unknown disse...

Olá Pedro.

Este comentário é para agradecer o iCal do Benfica!

Deu jeito para pôr num widget do meu blogue, podes ver aqui:

http://treinadoradjunto.wordpress.com/

Abraço e obrigado!!