17 janeiro 2013

Supermarine Spitfire


Esta entrada merecia um extenso texto, mas infelizmente não é possível. Ah, pois. Fica então apenas um par de linhas para que os interessados no avião militar Spitfire tenham esta semana, hipoteticamente, uma alegria: Os 35 exemplares deste belíssimo aparelho militar que ainda estão operacionais para voo (de um universo fabricado de 20351), podem, como num passo de magia, duplicar, se se confirmar o achado que pode estar à beira de suceder no Myanmar (Birmânia). Uma equipa de investigadores tenta, há quase 17 anos, localizar trinta e dois (repito, trinta e dois) Spitfire Mark IV novos, ainda encaixotados, que terão sido enterrados nas suas caixas de transporte por ordem de Lord Mountbatten, Comandante em Chefe das operações militares na Ásia no final da Segunda Guerra Mundial, junto a um aeródromo quase insignificante na antiga Birmânia. Estes aparelhos, que umas fontes confirmam terem sido entregues na Birmânia e outras fontes desmentem, seriam assim salvaguardados para recuperação posterior após o anúncio da capitulação do Japão. Um acordo de Estados, permitiu finalmente que as operações de escavação se iniciassem, já com algumas incidências ao nível de alguns achados em sondagens feitas no terreno. Se se confirmar o estado de novo a estrear de cada um destes Siptfire, o valor unitário de cada aparelho poderá facilmente chegar a três milhões de libras. Quem quiser seguir as notícias da equipa de escavação, poderá fazê-lo através da respectiva conta de Twitter @spitfiredig No próximo Domingo será levada a efeito uma Conferência de Imprensa sobre este assunto.

Desconheço, e faz tempo que ando para esclarecer isto, se o nosso Museu do Ar possui algum exemplar deste Spitfire (e se o tem se faz parte do lote de máquinas que ainda podem voar), uma vez que a Força Aérea Portuguesa teve ao seu serviço, um apreciável número de Spitfire, cerca de 18 unidades.

2 comentários:

Alexandre Matos disse...

Pedro,

Vou tratar de enviar esta informação ao Museu do Ar e pergunto-lhes se ainda temos algum a funcionar!

botinhas disse...

http://www.emfa.pt/www/po/musar/s-003.006.001.021-supermarine-spitfire-mk-ix

Supermarine Spitfire MK IX
Recebidos, tal como os Hurricane, a partir de 1942 e ao abrigo do acordo para utilização dos Açores pela RAF, a Aeronáutica Militar teve 112 aviões de caça Spitfire, nas versões Ia, Vb e LF Vb. Os primeiros foram colocados na Base Aérea 3, Tancos, e os restantes na Base Aérea 2, Ota. Os Spitfire, que foram abatidos ao serviço em 1955, terminaram a sua carreira em Portugal na Base Aérea 1, Sintra, onde eram utilizados no final dos cursos de pilotagem como aviões de treino de alta performance. O Museu do Ar dispõe de um avião Spitfire IX, com diferenças relativamente às versões utilizadas em Portugal: está pintado com as cores nacionais em homenagem a estes aviões pelo serviço que prestaram na Aviação Militar Portuguesa. Encontra-se exposto na sede do Museu em Sintra-Granja do Marquês.