08 julho 2013

Who's affraid of the big bad Golf? (2) Golf Mk2

Na aula seguinte de "Mecânica para informáticos", procedi à remoção da consola central que congrega a base do poço da alavanca de velocidades, o cinzeiro, o isqueiro e diversas localizações de prateleiras e arrumos diversos. O objectivo desta remoção era o de tentar perceber se tinha acesso às costas da peça de nylon branca que se vê à esquerda da alavanca (ver artigo anterior) para tornar mais fácil a respectiva fixação. Com grande pena minha, não encontrei esse acesso facilitado (e vai aguardar a opinião de um especialista), mas aproveitei para outra tarefa, a da remoção e posterior tentativa de recuperação do isqueiro original. O isqueiro em si não funciona, mas o o socket interior sim, tem corrente (embora o contacto seja precário). Com a consola removida, o acesso ao interior do isqueiro (na consola) fica mais simples (pensava eu), mas a verdade é que não consegui ainda extrair a peça. A única parte que desmontei sem recorrer à violência, foi o conjunto de iluminação do isqueiro (cuja micro lâmpada está partida e vai requerer soldadura para a recolocar). O socket permanece lá, firme e hirto, até que eu faça novas tentativas ou perca de vez a paciência com ele.


Da remoção da consola surgiram novas necessidades de intervenção. TODAS as espumas interiores que servem de guias as condutas da climatização estão absolutamente secas e a desfazerem-se a cada toque, foram removidas (embora mantidas para serem refeitas), e até a tubagem plástica que envolve o cabo de alimentação do isqueiro estava inaproveitável pelo que foi removida e vai merecer futura intervenção. Nesta altura tenho três frentes (e não vou abrir mais nenhuma por enquanto...), o Reverse Bracket, o isqueiro, as espumas e guarnição do cabo e a colocação do fole da alavanca que entretanto adquiri por 8 Euros. Novo, por oito Euros. Isto leva-me a pensar nos preços absolutamente delirantes de algumas das peças que tenho encontrado nos OLX desta vida. É certo que o fole que eu adquiri não é o original. Mas a cópia é muito boa. E não vou dar uma média de 25 Euros, que é o preço que tenho encontrado para foles de borracha com quase trinta anos. Tenham lá paciência, sim? Já me irrita suficientemente não conseguir (hipoteticamente) não conseguir retirar/recuperar o isqueiro e ter de (eventualmente) trocá-lo por um sucedâneo. O sucedâneo (novo) custa nos eBay da vida, 1,89 Libras mais portes. Um isqueiro igual, usado, atinge preços na casa dos 10 euros... Não convida ao restauro, pois não? Assim, vou enfrentar estes três problemas, espumas da consola, isqueiro e reverse bracket e só depois prosseguir com outras questões. Ah, e aspirar e pincelar muito. Aspirar e pincelar mesmo muito. São vinte e sete anos de pó.



2 comentários:

Psicotrónica disse...

... aspirar e pincelar muito.

A aspirar consegues, na melhor das hipóteses, 1 atmosfera. A soprar consegues muitas mais, dependendo do compressor. E podes "modelar" o jato usando uma agulheta, jato esse que irá chegar onde jamais qualquer pincel chegará...

Pensa nisso.

Pedro Aniceto disse...

Não tenho compressor. Puf!