07 julho 2006

'tadinho...

A mim, a este mim que me incomoda é impossível passar por cima de um corpo deitado, ali à torreira do sol. As pessoas saltam, literalmente, por cima do homem. Há quem nem olhe o corpo imóvel, a cozer a bebedeira que o deixa quieto, tão quieto que me assusto quando nem o tronco vejo inchar de ar. Ninguém dá mostras de se importar. Ninguém. Excepto a mim, a este mim que me incomoda. Baixo-me, baixo-me e assusto-me com um som, um som que parece vir de dentro da sombra que faço contra o chão quente. Ninguém se aproxima, ninguém quer saber. Fico absolutamente espantado. Chamo uma ambulância, não é a primeira vez que sou censurado por chamar uma ambulância para um bêbado imóvel. É um cachorro! Um cachorro no bolso do homem. O bicho luta para se libertar do peso bêbado que o comprime. Ajudo-o, puxo-o para fora daquele forno e tento acalmá-lo do pânico em que parece estar. Não me falta companhia nesse instante. Surge tanta gente enternecida por um pedacinho de cão castanho enquanto o bêbado ali permanece, imóvel e quente... "Tadinho!", ouço. Isso, minha senhora, 'tadinhos de nós.

3 comentários:

neca disse...

o que aconteceu ao canito??

Pedro Aniceto disse...

Foi entregue à mãe da pobre alma, pessoa que entretanto apareceu na cena. Desconheço o que sucedeu pois a senhora parecia mais atrapalhada cpm o bicho do que com o probelma do filho.

Pedro Aniceto disse...

Sei que esta inscrição está num albergue em Espanha. Faz tempo que não me lembro em que cidade. Espanha tem algumas placas excepcionais. Há uma em Granada, que já me foi dado o privilégio de ver, que consiste num espantoso painel de azulejos que diz qualquer coisa como "Aca neste local, el dieziciete de Novembro del ano de la graça de (meter um rei espanhol qualquer) mil quatrocientos e trinta y cinco, pelas cinco de la tarde, no paso nada".